Pontos em geral | Lançamento

Lançando uma campainha com pulsador

Muitas vezes em um projeto elétrico se preocupamos mais especificamente com os pontos de força e pontos de iluminação, esquecendo de outros pontos necessários para as funcionalidades de uma residência como, por exemplo, a campainha.

O módulo Elétrico possibilita a instalação deste dispositivo de aviso sonoro e possui um esquema de ligação cadastrado que permite que campainhas sejam comandadas por 1 pulsador de campainha.


Lançamento das campainhas

O primeiro procedimento que deve ser realizado é o lançamento das campainhas, portanto:

  • Acesse a guia Lançamento, grupo Rede e defina a Posição - Alta;


  • Ainda na guia Lançamento, acesse o grupo Pontos, botão Campainha;


  • Defina o ponto de inserção;
  • Na janela Peça, selecione a peça e a simbologia;


  • Determine o Ponto diretor e pressione Enter para encerrar o comando;
  • Repita esse procedimento para lançar a quantidade de campainhas desejadas.


Lançamento do pulsador de campainha

O próximo passo consiste em lançar o pulsador, portanto:

  • Acesse a guia Lançamento, grupo Rede e defina a Posição - Média;


  • Ainda na guia Lançamento, acesse o grupo Pontos, botão Pulsador de campainha;


  • Defina o ponto de inserção;
  • Na janela Peça, selecione a peça e a simbologia;


  • Determine o ponto diretor;
  • Para definir o comando, clique em todas as campainhas que esse pulsador acionará com o cursor de mira e pressione Enter;


Definição do circuito

Após  realizar o lançamento de todos os pontos, deve-se definir o circuito. Para isso, realize o seguinte procedimento:

  • Acesse a guia Operações, grupo Exibir, comando Gerenciador;
  • Na janela Gerenciador selecione o QD, clique com o botão direito do mouse e selecione Adiciona circuito;


  • No diálogo Propriedades dos circuitos determine as propriedades desejadas;
  • Selecione o Esquema F+N ou F+F;
  • Clique em OK;
  • Na janela Gerenciador, clique com o botão direito do mouse no circuito recém criado e selecione Definir Circuito;


  • Selecione no croqui as campainhas que pertencerão a esse circuito e pressione Enter;
  • Responda Sim a pergunta "Existem pontos não selecionados no comando "x". Para aplicar o circuito nesses pontos, esse comando e seus pontos precisam ser movidos para o circuito "n". Deseja fazer isso?".
Observação: No cadastro de peças do programa, a campainha é um ponto do tipo força, assim sendo, este ponto deverá ser associado a um circuito onde existam somente peças com ponto de força (tomadas e campainhas). Caso deseje associar este ponto de campainha a um circuito de iluminação, aproveitando um circuito já existente ou mais próximo, é necessário configurar os parâmetros de dimensionamento do programa para permitir pontos de luz e força no mesmo circuito.

Após realizar estes procedimentos, as campainhas e o pulsadores estarão lançados. Para finalizar deve-se realizar a ligação dos condutos entre os pontos e Processar seu projeto.