Quadros

Inserindo o dispositivo de proteção contra surtos (DPS) e seu disjuntor de desconexão

Os surtos e sobretensões momentâneas são as causas mais frequentes da queima de equipamentos eletro-eletrônicos, além de trazer muitos prejuízos materiais, podem danificar a instalação elétrica.

O dispositivo de proteção contra surtos (DPS) é um dispositivo destinado a proteger os equipamentos e instalações elétricas contra picos de tensão (surto de sobretensões) geralmente causados por descargas atmosféricas diretas ou indiretas na rede de energia elétrica.

Um DPS regula o limite de tensão fornecida ao dispositivo elétrico, descarregando para a terra os pulsos de sobretensão que ultrapassam os limites de segurança.

Especificando um DPS

O uso de DPS é uma exigência normativa e cabe ao usuário selecionar o ponto (quadro) no qual será instalado. Os DPS são classificados em tipos I, II ou III, dependendo de qual a sua localização entre as zonas de proteção contra raios

A tensão nominal de um DPS é a voltagem para o qual ele foi projetado e que existirá entre os terminais do dispositivo quando não existir uma sobretensão transitória na rede. Esta tensão é a nominal do sistema, mais uma tolerância para evitar a atuação do DPS frente a aumentos de tensão considerados admissíveis e suportáveis pelos equipamentos protegidos.

A corrente nominal de descarga também deve ser estimada, já que os fatores que determinariam o seu valor são variáveis e de difícil previsão. Como orientação, podemos sugerir que em quadros de distribuição de casas, fábricas ou edificações maiores poderemos utilizar um DPS com corrente nominal de descarga de 20 KA (8/20µS) e corrente máxima de 40KA (8/20µS) e em apartamentos ou salas comerciais, correntes nominais de descarga de 10KA (8/20µS) e corrente máxima de 20KA (8/20µS). Os valores de corrente nominal e máxima não são independentes entre si, e o projetista deve ter o cuidado de não especificar DPS com características incoerentes ou que não sejam encontrados no mercado.

Maiores informações sobre a especificação de um DPS podem ser retiradas no site de referência http://www.voltimum.com.br/articles/especificacao-de-um-dispositivo-de-protecao-contra-surtos-dps

Adicionando um DPS em projetos do modulo Elétrico

Um DPS pode ser adicionado a um Quadro de distribuição e/ou Quadro de medição. Para adicionar este elemento será necessário acessar as propriedades do quadro. Portanto:

  • Acesse a guia Operações, grupo Exibir, comando Gerenciador;
  • Na janela Gerenciador selecione o quadro que se deseja adicionar este equipamento, clique com o botão direito do mouse e selecione Propriedades;
  • No diálogo Propriedades dos elementos determine a Classe e o Grupo do DPS;
    • Peça: O programa dimensionará uma peça com tensão nominal compatível com tensão nominal do sistema.
    • Quantidade: É a quantidade de dispositivos a serem inseridos no quadro, esta propriedade não é editável, pois é definida em função da escolha do esquema e número de fases do quadro.
    • Proteger barramento neutro: Quando estiver "Sim", a quantidade de DPS é definida pelo número de fase e o neutro definido no Esquema do quadro, e se "Não", será somente o número de fases definidas no quadro, e não aplica DPS ao Neutro.
    • Disjuntor de desconexão: Dispositivo que pode ser colocado no quadro, destinado a prover proteção no caso de uma falha do dispositivo de proteção contra surto. Usa disjuntor termomagnético que após episódio de surto de energia ou falha de proteção, deixando o DPS em curto, aciona a sua proteção de sobre corrente e/ou curto circuito, desligando assim este circuito, bem como o uso do mesmo para desconectar o DPS da rede e realizar manutenções.
      Alguns DPS's no mercado possuem internamente fusível para atuar em caso de falhas catastróficas do dispositivo. Neste caso, o disjuntor de desconexão poderá ou não ser utilizado, dependendo da premissa do projetista.
    • Ligação Neutro e Terra: Define se existirá ligação entre o barramento Neutro e o Terra.

  • Clique em OK.
Observação: Quando um DPS é utilizado em qualquer quadro, a peça será inserida na lista de materiais e representada nos diagramas multifilares e unifilares.


Após realizar estes procedimentos, o DPS estará inserido em seu quadro. Para finalizar deve-se Processar seu projeto para que o programa selecione a Peça do DPS adequada ao seu projeto.

Observação:  O programa não dimensiona a Corrente máxima do DPS (8 kA, 40 kA, 80 kA), portanto se o usuário desejar alterar este valor será necessário alterar manualmente a peça. Para realizar este procedimento recomendamos a leitura do artigo Como alterar a peça de disjuntor definida pelo programa?


Colaborador: Eng.ª Bruna Mariá Morosini Bogoni