Bomba hidráulica de incêndio

Altura manométrica da bomba de incêndio

A plataforma AltoQi Builder sugere uma bomba adequada para atender as necessidades do sistema de acordo com as informações de vazão e altura manométrica da bomba e vazão e altura mínimas de funcionamento do sistema. Desta forma é aconselhável que ao definir uma bomba seja analisado o valor de altura manométrica.

A altura manométrica de uma bomba é o valor que representa o ganho de energia de pressão do líquido entre a entrada e a saída da bomba. É a energia que a bomba deve transmitir para o fluido para o transporte de uma determinada vazão até o ponto final designado pelo sistema.

Para verificar a altura manométrica siga o procedimento indicado abaixo:

  • Na guia Operações, acesse o comando Gerenciador;
  • Na janela Gerenciador, à direita da tela, localize a sigla Bh1, clique com o botão direito na mesma e selecione a opção Gerar Planilhas;
  • Selecione a opção Planilha de Pressões ou Planilha mínima e selecione o grupo de hidrante que deseja analisar.
Observação: Para entender a diferença entre a planilha de pressões e a planilha mínima, recomendamos a leitura do artigo Diferença entre "Planilha de pressões" e "Pressão mínima".

Será apresentada uma tabela com informações relativas a altura manométrica, como mostra a imagem abaixo, que é referente a um projeto de Hidrantes;

A altura manométrica total é calculada utilizando a equação apresentada a seguir (desprezando a componente de energia cinética), somando os campos de recalque e sucção destacados na imagem acima:

H= H recalque + Δh recalque + Δh Mangueira + Δh Esguicho + H sucção + Δh sucção + Pressão residual

Para a planilha exemplo acima H = 52,05m.c.a = 9,30 + 7,12 + 5,77 + 2,28 + 0,3 + 3,60 + 23,68

  1. Altura de recalque (H recalque)*: diferença de cota geométrica entre o último e o primeiro trecho de recalque. 
  2. Perda de recalque (Δh recalque): soma da perda de carga em todos os trechos de recalque;
  3. Mangueira (Δh mangueira) (só em projetos de hidrante): perda de carga na mangueira que é calculada conforme demonstrado no artigo Perda de carga na mangueira associada ao hidrante no projeto de incêndio;
  4. Esguicho (Δh esguicho) (só em projetos de hidrante): perda de carga no esguicho que é calculada conforme demonstrado no artigo Perda de carga no esguicho associado ao hidrante no projeto de incêndio;
  5. Altura de sucção (H sucção)*: diferença de cota geométrica entre o último e o primeiro trecho de sucção.
  6. Perda de sucção (Δh sucção): soma da perda de carga em todos os trechos de sucção;
  7. Pressão residual: valor da pressão a jusante no último trecho de recalque.
Observação: Tanto no trecho de sucção quanto no trecho de recalque a componente “ Altura de sucção” ou " Altura de recalque" é positiva quando a altura do último trecho é superior a altura do primeiro trecho.

Entretanto, cada sistema apresenta particularidades que devem ser levadas em conta na hora de verificar como o cálculo realizado.

Ressalta-se também que um projeto de hidrantes conta com as componentes de  Mangueira  e  Esguicho  na planilha, ao contrário de um projeto de Sprinkler. Portanto, esses campos não serão apresentados nas planilhas e não serão considerados na fórmula.   

Este artigo exemplificou como é calculada a altura manométrica da bomba hidráulica de incêndio no programa AltoQi Builder.