Dimensionamento

Critérios de dimensionamento dos tubos de água quente e fria

No programa AltoQi Builder o dimensionamento de um ramal de água fria ou quente poderá ser realizado através de três métodos:
  1. Pesos e vazão (empíricos);
  2. Hunter (probabilístico).
E cabe ao projetista selecionar qual melhor se adequa ao projeto.
Os condutos são dimensionados de acordo com os critérios disponíveis na NBR-5626/2020 sendo que o programa efetua o seguinte procedimento para determinação do diâmetro mínimo do tubo:
  1. Determina a área de uma tubulação através da equação:
  1. A vazão é definida pela equação seguir:
  1. Substituindo-se as equações e isolando o diâmetro da tubulação D, que se deseja conhecer, tem-se:
Sendo:
D = Diâmetro, em (m);
Q = Vazão, em (m³/s);
v = Velocidade, em (m/s).
O diâmetro utilizado nos sub-ramais não será inferior ao diâmetro mínimo configurado no Cadastro de peças, em Dados de cálculo, item "Diâmetro mínimo do ramal", de cada peça, independente dos resultados obtidos nos cálculos. 
Desta forma, apresentamos a seguir o conceito dos métodos utilizados pelo programa e como configurar o escolhido no programa.

Método empírico

Segundo a NBR 5626/98, o método dos pesos relativos se baseia em valores estabelecidos empiricamente em função da vazão de projeto para dimensionamento.
O método consiste no seguinte:
  1. Atribuem-se "pesos" às várias peças de utilização, para definir suas demandas, conforme definidos no “Cadastro” de cada peça;
  2. Somam-se os pesos das diversas peças alimentadas através do trecho considerado;
  3. Com base neste valor, aplica-se a equação indicada a seguir, que utiliza um coeficiente de descarga C, sendo C=0,30 l/s, para ter-se a vazão em l/s.
Usando a equação acima, esse somatório é convertido na demanda simultânea total do grupo de peças de utilização considerado, que é expressa como uma estimativa da vazão a ser usada no dimensionamento da tubulação.
Ainda segundo a norma de Instalação Predial de Água fria, esse método pode ser utilizado para dimensionamento de redes de água fria destinadas ao uso comum de água, como, por exemplo, em edificações residenciais e não se aplicando em casos onde há uso é intensivo, como, por exemplo, escolas, cinemas, vestiários, entre outros.

Método probabilístico

De acordo com o item 6.14.2 da NBR 5626/2020: "A vazão de cálculo em cada trecho deve ser estabelecida mediante adoção de um método reconhecido ou devidamente fundamentado, seja ele empírico ou probabilístico", novos métodos passaram a ser aceitos para o dimensionamento. Sendo assim, foi adotado o Método de Hunter para a definição da vazão de projeto através do método probabilístico no AltoQi Builder.
 
Observação: Esse novo método não muda a definição de diâmetros ou pressão provenientes do dimensionamento no AltoQi Builder, apenas muda o valor de referência da vazão.
 
Esse recurso considera a probabilidade do uso simultâneo dos aparelhos, cada qual com um peso tabelado. O cálculo, então, é feito a partir da soma dos aparelhos a jusante do trecho.
O peso da peça de utilização lançada pode ser encontrado no seu respectivo cadastro. Caso seja necessário alterar esse valor, de acordo com o tipo de uso, por exemplo, recomendamos a cópia/cola da peça para que seja habilitada a sua edição.
Esse valor deve ser comparado ao que consta pré-definido na tabela a seguir, contendo uma relação entre peso e vazão. Quando o peso total difere do que está tabelado, é realizada a interpolação dos valores para encontrar o Q:
 

Observações:

  1. Nos trechos que abastecem apenas uma peça de utilização, deve-se utilizar como referência da vazão o valor próprio da vazão, e não o peso Hunter.
  1. Quando o programa encontrar no trecho dimensionado um aparelho marcado como "Sim" para Vaso sanitário com válvula de descarga, ele deverá usar como referência a coluna "Predominância de válvula de descarga". Nos demais casos, deverá usar a coluna "Predominância de outros aparelhos"

Configurando o critério de dimensionamento

Para definir o tipo de critério que deseja adotar siga os procedimentos descritos abaixo:
  1. Acesse a aba “Arquivo” - “Configurações”, como indicado na imagem seguir;
  1. Acessa a aba “Hidráulico” - “Dimensionamento" - "Água fria" ou "Água quente", como na imagem:
  1. De acordo com o que é solicitado nos campos, são inseridos os critérios que serão utilizados no dimensionamento. No campo “Método de cálculo” deve-se definir qual critério deseja utilizar, conforme destacado abaixo:
Assim, de acordo com a opção selecionada, o programa seguirá os critérios conforme descrito acima.