No programa QiBuilder o dimensionamento de um ramal de água fria ou quente poderá ser realizado considerando o uso simultâneo de todos os aparelhos ou uso simultâneo máximo provável dos aparelhos de acordo com a configuração determinada para utilizar ou não o Método dos pesos.
Os condutos são dimensionados de acordo com os critérios disponíveis na NBR-5626/1998 sendo que o programa efetua o seguinte procedimento para determinação do diâmetro mínimo do tubo:
- Determina a área de uma tubulação através da equação:
- A vazão é definida pela equação seguir:
- Substituindo-se as equações e isolando o diâmetro da tubulação D, que se deseja conhecer, tem-se:
- Sendo:
- D = Diâmetro, em (m);
- Q = Vazão, em (m³/s);
- v = Velocidade, em (m/s).
O diâmetro utilizado nos sub-ramais não será inferior ao diâmetro mínimo configurado no Cadastro de peças, em Dados de cálculo, item "Diâmetro mínimo do ramal", de cada peça, independente dos resultados obtidos nos cálculos. |
Conforme citado anteriormente a vazão pode ser calculada pela plataforma QiBuilder considerando ou não o uso simultâneo das peças de utilização. Desta forma, apresentamos a seguir o conceito do método dos pesos e como configurar o mesmo no programa.
O Método dos pesos
Segundo a NBR 05626/98, o método dos pesos relativos se baseia em valores estabelecidos empiricamente em função da vazão de projeto para dimensionamento.
O método consiste no seguinte:
- Atribuem-se "pesos" às várias peças de utilização, para definir suas demandas, conforme definidos no “Cadastro” de cada peça;
- Somam-se os pesos das diversas peças alimentadas através do trecho considerado;
- Com base neste valor, aplica-se a equação indicada a seguir, que utiliza um coeficiente de descarga C, sendo C=0,30 l/s, para ter-se a vazão em l/s.
Usando a equação acima, esse somatório é convertido na demanda simultânea total do grupo de peças de utilização considerado, que é expressa como uma estimativa da vazão a ser usada no dimensionamento da tubulação.
Ainda segundo a norma de Instalação Predial de Água fria, esse método pode ser utilizado para dimensionamento de redes de água fria destinadas ao uso comum de água, como, por exemplo, em edificações residenciais e não se aplicando em casos onde há uso é intensivo, como, por exemplo, escolas, cinemas, vestiários, entre outros.
Configurando o critério de dimensionamento
Para definir o tipo de critério que deseja adotar siga os procedimentos descritos abaixo:
- Acesse a aba “Arquivo” - “Configurações”, como indicado na imagem seguir;
- Acessa a aba “Hidráulico” - “Dimensionamento" - "Água fria";
- No campo “Utilizar método dos pesos” deve-se definir qual critério deseja utilizar.
Caso seja selecionada a opção “Sim” o programa irá efetuar o dimensionamento considerando a probabilidade de uso simultâneo dos aparelhos e peças.
Se a opção selecionada for “Não” será considerado para dimensionamento que todos os aparelhos são utilizados simultaneamente, de modo que a vazão total do início do ramal será a soma das vazões em cada um dos sub-ramais.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.