Para iniciarmos o lançamento do projeto no AltoQi Builder é necessário criar uma nova edificação pois é nela que informaremos quais projetos serão realizados (elétrico, hidráulico, sanitário, etc.), quantos pavimentos existirão, quais as alturas destes pavimentos, entre outras informações.
O AltoQi Builder disponibiliza diferentes comandos para criar uma edificação, são eles o Nova edificação, Nova edificação com modelo externo e Nova edificação com AltoQi Cloud.
A diferença entre eles é que, ao utilizar o comando Nova edificação o projetista criará os pavimentos livremente e depois precisará importar manualmente os arquivos de CAD 2D (.dwg ou .dxf), posicionar a origem e converter as escalas e ao utilizar os comandos Nova edificação com modelo externo ou Nova edificação com AltoQi Cloud, o usuário selecionará previamente um modelo 3D como referência, sendo que no caso da opção Nova edificação com AltoQi Cloud, o modelo é selecionado diretamente de uma obra contida no AltoQi Cloud. Em linhas gerais, o modelo BIM da arquitetura é provido ao AltoQi Builder, que identifica os pavimentos da edificação automaticamente e gera as suas respectivas plantas baixas através da geração de planos de corte sobre o modelo, com ponto de origem e escala definidos segundo o modelo externo selecionado. Para utilizar esta ferramenta, é necessário que você disponha do modelo arquitetônico em IFC.
Este artigo indicará como utilizar o comando Nova edificação e criar o projeto livremente.
Criação de uma nova edificação
Para criar um novo projeto:
- Acesse o menu Arquivo - Novo - Nova edificação.
- O diálogo para a criação da nova edificação será aberto.
Identificação do projeto
Neste primeiro passo iremos definir o nome do projeto, o local em que ele será salvo e o modelo de projeto.
- Em Nome, informe o nome desejado.
- Em Criar em, selecione a pasta onde seu projeto será salvo. Por padrão, o programa salva em uma pasta previamente definida;
- Em Modelo, selecione se deseja utilizar como base um modelo já existente.
- Clique em Avançar.
Definição das disciplinas do projeto
Neste segundo passo iremos definir as disciplinas de projetos que serão elaborados.
- Em Projetos disponíveis, selecione a disciplina desejada e clique no botão .
- O projeto selecionado será transferido para a coluna da direita, onde ficam localizados os projetos da edificação.
- Clique em Avançar.
Definição das propriedades da edificação
Neste terceiro passo iremos definir as propriedades da edificação. Os dados inseridos nesta etapa serão refletidos nos campos das pranchas geradas ao final do projeto, ou seja, tais dados serão preenchidos automaticamente quando vinculados a algum campo do selo.
- Na aba Identificação preencha as informações desejadas, que são globais para todo o projeto.
- As informações da aba Desenho não precisam ser preenchidas neste momento pois são referentes as informações que existirão em cada folha de prancha.
- Clique em Avançar.
Definição das propriedades dos projetos
Neste quarto passo iremos definir as propriedades que serão aplicadas em alguns aspectos dos projetos que serão realizados (hidráulico, sanitário, elétrico, etc).
- Em Propriedades dos projetos, selecione os critérios desejados.
- Clique em Avançar.
Definição dos pavimentos
Neste quinto passo iremos definir os pavimentos da edificação e suas respectivas características. É possível observar as seguintes colunas: Pavimento, que define o nome do pavimento; Repetições, que define o número de vezes em que o pavimento se repete na edificação; Altura (cm), que define a altura do pavimento, correspondente ao pé direito mais a espessura da laje, o contrapiso e o revestimento; e Nível (cm), que define a elevação do pavimento em relação ao nível de referência da edificação.
- Defina a quantidade de pavimentos utilizando os comandos de criação localizados na lateral direita do diálogo.
- Informe o Nome, a Altura e o número de Repetições de cada pavimento.
- Informe o Nível do pavimento mais inferior (nos demais pavimentos essa informação se preencherá automaticamente).
- Clique em Avançar.
Definição da organização de arquivos
Neste sexto passo iremos definir o modelo de organização do Gerenciador de Pranchas da edificação. O modelo de organização selecionado tem como objetivo definir a criação de pastas e subpastas em formato de árvore que integrarão o projeto e auxiliarão na organização de pranchas. Sobre a forma de numeração, permite ao projetista definir como os desenhos serão numerados de acordo com a sua localização na árvore.
- Em Modelos de organização, selecione o modelo desejado.
- Em Formas de numeração, selecione a forma de numeração desejada.
- Clique em OK.
A criação da edificação será finalizada.
Com a edificação criada será possível inserir as arquiteturas, para isso recomendamos a leitura do artigo Como importar uma arquitetura no AltoQi Builder?.
Para iniciar o lançamento do projeto abra o croqui da disciplina e pavimento desejados pois somente assim os comandos das guias Lançamento e Operações serão apresentados.