Vigas

Armaduras transversais de vigas segundo a NBR 6118 (2014)

A NBR 6118 de 2014 define prescrições a serem obedecidas durante as etapas de dimensionamento e detalhamentos de vigas, com o intuito de considerar diversos fatores que possuem influência direta nestas etapas de projeto e execução. 

Para auxiliar o projetista na elaboração de seus projetos, criamos uma série de artigos listados abaixo:

  • Prescrições de cálculo e detalhamento de vigas segundo a NBR 6118 (2014)
  • Deslocamentos limites e controle de fissuras em vigas segundo a NBR 6118 (2014)
  • Armaduras longitudinais:
    • Taxa de armadura máxima e mínima em vigas segundo a NBR 6118 (2014)
    • Espaçamentos entre barras longitudinais de vigas segundo a NBR 6118 (2014)
    • Armadura de pele e longitudinal de torção de vigas segundo a NBR 6118 (2014)
    • Relação entre CG da armadura e altura das vigas segundo a NBR 6118 (2014)
  • Armaduras transversais de vigas segundo a NBR 6118 (2014) (este artigo)

Armaduras transversais 

 

Diâmetro mínimo e máximo

O diâmetro das barras Øt que constituem os estribos deve ser igual ou superior a Ø5,0 mm, não podendo ultrapassar um décimo do valor da largura da alma viga (bw), conforme o item 18.3.3.2 da NBR 6118:2014. 
Em casos onde a barra é lisa, seu diâmetro não pode ser superior a 12 mm. No caso de estribos formados por telas soldadas, o diâmetro mínimo pode ser reduzido para 4,2 mm, desde que sejam tomadas precauções contra a corrosão dessa armadura.
No menu  Estrutura - Configurações - Projeto - Materiais e durabilidade , o usuário pode definir quais bitolas serão utilizadas no dimensionamento das armaduras transversais das vigas. 
 Quando a barra configurada possuir diâmetro superior 1/10 da largura da alma da viga, o AltoQi Eberick impedirá o detalhamento com essas bitolas. Lembrando que essa mensagem pode ser exibida para as bitolas de 12,5 e 16,0 mm, uma vez que a dimensão mínima para a largura das vigas é de bw=12 cm (ou 10 cm, em casos especiais).

Espaçamento entre estribos 

O espaçamento mínimo entre estribos, medido segundo o eixo longitudinal do elemento estrutural,  deve ser suficiente para permitir a passagem do vibrador. Já o espaçamento máximo entre os estribos " S,máx"   deve respeitar as seguintes condições:
  • Se Vd ≤ 0,67 VRd2 , então S,máx = 0,6 d ≤ 300 mm;
  • Se Vd > 0,67 VRd2 , então S,máx = 0,3 d ≤ 200 mm.
No AltoQi Eberick, existe a opção  Estrutura - Configurações - Projeto - Dimensionamento - Vigas - Estribos , onde é possível determinar  os parâmetros de  dimensionamento da armadura transversal das vigas do projeto. Dentre esses parâmetros está disponível a configuração espaçamentos máximos e mínimos que permite definir o valor desejado. Além disso, é possível diferenciar as regiões de abertura e os demais casos, sendo possível adotar reforço nas armaduras de cisalhamento devido à presença de furos.
Observação: É possível configurar o Espaçamento mínimo de forma individual em cada viga. Para isso, na janela de dimensionamento da viga, acesse o comando Configurações individualizadas (botão  ) e altere conforme a necessidade. 
 
Em vigas de pequenas dimensões (por exemplo, uma viga chata com altura inferior a 20 cm), esse espaçamento máximo pode ficar bastante pequeno, impossibilitando a execução da peça. A opção Relação entre espaçamento máximo e a altura útil permite configurar uma altura útil (d) abaixo da qual o programa ignorará os limites de espaçamento dos estribos definidos na norma para atendimento aos esforços cortantes, usando diretamente a relação especificada no item Adotar espaçamento máximo em função de d.

O espaçamento transversal entre ramos sucessivos dos estribos não deve ser superior aos seguintes valores:

  • Se Vd ≤ 0,20 VRd2 , então St,máx = d ≤ 800 mm;
  • Se Vd > 0,20 VRd2 , então St,máx = 0,6 d ≤ 350 mm.
Além disso, o AltoQi Eberick também permite configurar uma relação entre os valores de Vsd (cortante atuante) e Vdmin (cortante equivalente à armadura mínima de cisalhamento), acima da qual será adotado o comprimento reduzido para o dimensionamento dos trechos de estribos, ao invés do valor configurado em "Comprimento mínimo". Este trecho reduzido tem valor fixo igual a 10 cm e a sua adoção em regiões de esforços cortantes superiores à relação Vsd/Vdmin configurada tem por objetivo evitar que uma armadura elevada seja utilizada sem necessidade em trechos com comprimentos iguais ou superiores ao comprimento mínimo. Assim, pode-se definir a relação que será adotada adotado o comprimento reduzido dos trechos de estribos em regiões da viga com abertura e nos demais casos (com exceção das regiões de abertura).