Recursos de CAD

Utilizando as ferramentas de captura

Uma das características inerentes a um sistema CAD é a precisão do desenho, que deve ser matemática e não somente visual.

Para auxiliar nisto, o programa dispõe de um sistema de captura de pontos, ou seja, a possibilidade de informar um ponto exatamente sobre outro já existente no desenho. Além disso, existem ferramentas adicionais para selecionar pontos que não são diretamente capturados, mas que podem ser definidos a partir de outros, estas são as ferramentas de captura.

Observação: Não se deve confundir estes dois itens: o primeiro refere-se à captura em si, sobre a qual se baseia todo o trabalho em CAD. Sem o sistema de captura ligado, trabalha-se à “mão livre”, o que não se aplica ao trabalho em Engenharia. Já as ferramentas de captura são formas de alterar o modo de seleção de um ponto. Dependendo da situação, pode-se usar uma das ferramentas ou não, mas a captura em si deve estar de preferência ligada.

Neste segundo artigo veremos quais são as ferramentas de captura disponíveis no programa e como utilizá-las.

Ferramentas de captura

Em diversas situações, deseja-se selecionar não um ponto do desenho, mas sim um ponto que está a uma distância conhecida deste. Para que seja possível realizar essa seleção devemos utilizar uma ferramenta de captura.

Observação: Quando alguma das ferramentas de captura está ligada todo ponto solicitado ao usuário necessitará de mais do que apenas um ponto para ser definido (pode ser necessário outro ponto, ou coordenadas relativas e assim por diante).

O AltoQi Builder disponibiliza as seguintes ferramentas de captura:

Ponto médio

Representado pelo botão 

Quando a ferramenta de captura Ponto médio estiver habilitada o programa solicitará a seleção do primeiro e do segundo ponto e capturará o ponto médio do segmento informado.

A utilização desta ferramenta é recomendada quando desejamos selecionar, por exemplo, o ponto central de um ambiente.

Por exemplo, ao criarmos uma linha devemos informar o seu ponto inicial. Se nenhuma ferramenta de captura estiver habilitada, o ponto selecionado será adotado como início da linha. Se a ferramenta de captura Ponto médio estiver habilitada, será necessário selecionar o 1º e o 2º pontos e o início da linha será o ponto médio entre eles.


Observação: Cabe lembrar que o sistema de captura de pontos é independente destas ferramentas de captura, ou seja, a cada ponto solicitado pelas ferramentas será aplicada a captura de pontos corrente.

Ponto quadrante

Representado pelo botão 

Quando a ferramenta de captura Ponto quadrante estiver habilitada o programa solicitará a informação de um deslocamento relativo, a seleção de um ponto referência e a seleção do quadrante (sentido em que o deslocamento será utilizado).

A utilização desta ferramenta é recomendada quando desejamos lançar vários pontos, cada um deles a uma mesma distância (deslocamento) de um ponto referência mas em quadrantes diferentes. 

Por exemplo, ao informarmos o ponto inicial de uma linha o programa solicitará:

  • Ponto inicial (Deslocamento): Deve-se informar o deslocamento nos eixos X e Y, por exemplo '5,5', e pressionar Enter;
  • Ponto inicial (Referência): Deve-se clicar no ponto de referência;
  • Ponto inicial (Quadrante): Deve-se clicar na direção do quadrante (formado pelos eixos x e y) desejado.

Ponto paralelo

Representado pelo botão 

Quando a ferramenta de captura Ponto paralelo estiver habilitada o programa solicitará a informação da distância a qual o elemento será inserido da linha, a seleção da linha referência e a seleção da direção em que a distância será contabilizada.

A utilização desta ferramenta é especialmente recomendada quando desejamos lançar pontos no interior de paredes pois ela permite obter pontos sobre uma paralela imaginária de uma linha selecionada, a uma distância definida.

Por exemplo, ao informarmos o ponto inicial de uma linha o programa solicitará:

  • Ponto inicial (Distância): Deve-se informar a distância entre a linha que será selecionada e a paralela imaginária na qual será capturado o ponto, por exemplo 5 centímetros, e pressionar Enter;
  • Ponto inicial (Linha de referência): Deve-se clicar na linha de referência;
  • Ponto inicial (Direção): Deve-se clicar em um ponto que informe a direção em que o ponto deverá ser capturado.

 

Ponto relativo

Representado pelo botão 

Quando a ferramenta de captura Ponto relativo estiver habilitada o programa solicitará a seleção de um ponto de referência e o deslocamento ao qual o elemento será inserido deste ponto.

A utilização desta ferramenta é a mais abrangente de todas pois permite selecionar qualquer ponto do espaço de trabalho, desde que se conheça a distância entre este e qualquer ponto “capturável” do desenho.

Por exemplo, ao informarmos o ponto inicial de uma linha o programa solicitará:

  • Ponto inicial (Referência): Deve-se clicar no ponto de referência;
  • Ponto inicial (Deslocamento): Deve-se digitar a distância entre o ponto capturado e o ponto desejado nos eixos X e Y, por exemplo '15,10', e pressionar Enter;

Ponto deslocado

Representado pelo botão 

Observação: Esta ferramenta de captura somente está disponível quando abrimos um detalhe isométrico

Quando a ferramenta de captura Ponto deslocado estiver habilitada o programa solicitará a seleção de um ponto de referência e a ordenada (altura em relação ao 0) ao qual o elemento será inserido.

A utilização desta ferramenta é especialmente recomendada quando desejamos lançar pontos no mesmo alinhamento vertical.

Por exemplo, ao informarmos o ponto inicial de uma linha o programa solicitará:

  • Ponto inicial (Referência): Deve-se clicar no ponto de referência;
  • Ponto inicial (Ordenada): Deve-se digitar a altura, no eixo Z, em que o elemento será inserido, por exemplo '180' cm, e pressionar Enter;

Ponto no cobrimento

Representado pelo botão 

Quando a ferramenta de captura Ponto no cobrimento estiver habilitada o programa solicitará a seleção de uma linha de referência, o lado do deslocamento e outra linha para definir o ponto.

A utilização desta ferramenta é recomendada quando deseja-se desenhar um elemento a uma distância definida de um elemento de referência já existente no desenho.

Por exemplo, ao informarmos o ponto inicial de uma linha o programa solicitará:

  • Ponto inicial (Linha de referência): Deve-se clicar na linha de referência, que será a referência para início do traçado;
  • Ponto inicial (Lado do deslocamento): Deve-se clicar em um ponto que informe a direção em que o ponto deverá ser capturado;
  • Ponto inicial (Outra linha): Deve-se clicar em outra linha para definir o ponto capturado;

Neste artigo foram indicadas as ferramentas de captura disponibilizadas pelo programa e como utilizá-las. Quando necessário, verifique qual melhor se adapta ao lançamento que deseja realizar.