Configurações

Principais configurações de dimensionamento: lajes

O AltoQi Eberick possui diversas configurações que permitem ao usuário personalizar o processo de dimensionamento dos elementos estruturais de concreto armado. O dimensionamento é realizado pelo programa de acordo com as instruções normativas, porém existem diversos parâmetros variáveis de projeto durante este processo de dimensionamento, sendo responsabilidade do projetista definir os valores adotados para tais configurações.

Principais configurações de dimensionamento de lajes

A figura abaixo mostra a janela de configuração de dimensionamento das lajes, com destaque às principais configurações, que são explicadas abaixo.

Algumas configurações estão acessíveis através dos botões ao final da página, como é o caso das configurações a respeito de limites para o dimensionamento.

Permitir ancoragem na laje adjacente

Quando esta configuração está habilitada, caso a largura do apoio da laje (largura da viga) seja inferior ao comprimento de ancoragem disponível, a ancoragem da armadura será realizada na laje adjacente. É importante destacar que a ancoragem da armadura no apoio da laje está condicionada à não ocorrência de momentos positivos na continuidade. Nos casos em que mesmo com esta configuração habilitada não for possível realizar a ancoragem em uma continuidade da laje, o artigo Erro A11 - Largura do apoio insuficiente em lajes explica com mais detalhes o motivo do erro e possíveis soluções.

Dispensar verificação ao cisalhamento

Caso o modelo de grelha realizado para a laje aponte a ocorrência de esforços cortantes na laje, o AltoQi Eberick irá verificar se estes esforços são excessivos ou se serão absorvidos pelo concreto e pela armadura longitudinal, conforme explicado com detalhes no artigo Como avaliar o cisalhamento em lajes?. Esta configuração controla o comportamento do programa para os casos em que o cisalhamento for de fato excessivo para a laje. Caso esteja marcada, o programa irá emitir o aviso Aviso 29 - Detectada a necessidade de armadura de cisalhamento, informando da ocorrência do cisalhamento excessivo mas permitindo o dimensionamento da laje. Caso a configuração esteja desmarcada, então o dimensionamento da laje irá falhar com o Erro D33 - Detectada a armadura de cisalhamento

Relação máxima entre altura e CG da armadura

De acordo com o item 17.4.2.1 da norma NBR 6118:2014, a distância entre o centro de gravidade (CG) da armadura e o centro da armadura mais afastada do CG não deve ser maior que 10% da altura do elemento. Esta configuração permite alterar este valor para algum valor entre 5% e 20%, porém o valor normativo desta configuração é 10%.

Taxa de armadura máxima

Configura qual a taxa máxima de área de aço por área de concreto na seção transversal da laje. Esta verificação é realizada de maneira separada, no AltoQi Eberick, para a armadura inferior e superior da laje. O item 19.3.3.3 da NBR 6118:2014 define que para lajes deve-se utilizar a mesma taxa de armadura máxima adotada para vigas (item 17.3.5.2.4). O item 17.3.5.2.4, por sua vez, diz que a soma das armaduras de tração e de compressão não deve ultrapassar 4% da área de concreto. Portanto, para que este limite seja garantido, o valor desta configuração deve ser de 2%.