Desenho da arquitetura

Elementos visíveis não são capturados

Ao abrirmos um croqui de projeto é possível visualizar os elementos lançados neste croqui e os elementos existentes nas referências externas.

Pode ocorrer de, alguns elementos, apesar de visíveis, não poderem ser capturados ou selecionados. Isso ocorre por dois motivos:

  • O elemento que deseja-se selecionar pertence a uma referência externa;
  • O nível do elemento que deseja-se selecionar encontra-se travado;

Elemento pertencente a uma Referência externa

O programa AltoQi Builder possui a filosofia de utilizar referências externas. Isto permite que, ao abrirmos um croqui de projeto, seja possível visualizar os desenhos importados e outros croquis de projeto do mesmo ou de outros pavimentos.

Podemos citar como exemplo um projeto hidráulico, sanitário e a sua arquitetura, onde, se aberto o croqui do projeto hidráulico, é possível visualizar como referência externa o croqui do projeto sanitário e o desenho da arquitetura.


Observação: Para compreender melhor este recurso recomendamos a leitura do artigo Compreendendo o funcionamento das referências externas

Os desenhos que fazem parte de uma referência externa não podem ser selecionados, portanto se desejar editar algum elemento existente em uma referência externa será necessário abrir o croqui/desenho onde o elemento foi lançado.

Elemento pertencente a um Nível de desenho travado

Todos os elementos lançados no projeto são incluídos em um nível de desenho e é possível informar ao programa se os elementos associados a um determinado nível serão exibidos ou se será possível capturá-los ou editá-los.

Sendo assim, se for possível visualizar um elemento mas não for possível selecioná-lo é provável que o nível de desenho ao qual ele pertence esteja travado, ou seja, as opções Capturar/Editar encontram-se desabilitadas.



Portanto será necessário habilitar estas opções para que seja possível capturar estes elementos novamente.
Observação:  Para verificar como realizar este procedimento recomendamos a leitura do artigo Como travar a captura de um nível de desenho

Neste artigo foram exibidas as situações mais comuns que impedem a seleção de um elemento no croqui. Verifique qual das situações ocorre no seu projeto.