Fundações

Lançamento de viga de travamento para sapata de divisa

Nas versões anteriores ao Eberick 2019, estão disponíveis os pilares de fundação, os quais possuem um trecho de pilar de arranque sobre a fundação, que se conecta às vigas baldrame. 

Lançamento de vigas de travamento

Para equilibrar os esforços horizontais gerados pela sapata de divisa, uma das soluções possíveis é adicionar uma viga no pavimento baldrame da estrutura que tenha a função de, através de sua resistência axial, equilibrar o momento gerado pela sapata de divisa. 

Para exemplificar este lançamento, utilizamos o exemplo abaixo:

Para realizar o lançamento da viga de travamento, basta que seja ligada uma viga de baldrame na direção transversal à divisa. Esta viga deve então estar apoiada em um elemento de fundação:

Este lançamento faz com que os esforços gerados pela sapata de divisa sejam equilibrados pela viga e pelo elemento de fundação em que esta se apoia. Verifique abaixo a diferença de comportamento dos dois modelos:

Esta solução, no entanto, é apropriada apenas para cargas de baixo valor, uma vez que os elementos ainda estarão bastante solicitados caso a carga axial do pilar de divisa seja alta. Verifique, por exemplo, os diagramas de esforços internos dos elementos abaixo:

Através deste diagrama percebe-se que a solicitação horizontal causada pela sapata de divisa é absorvida pela rigidez axial da viga. Esta solicitação axial é transmitida para o pilar de fundação à direita, conforme percebe-se através dos diagramas de momento fletor, que indicam um momento elevado no topo do pilar P9. 

Esta solicitação de momento indica que estes pilares devem estar orientados na direção da ocorrência destes momentos, de modo a favorecer seu dimensionamento. (Esta questão é elaborada no artigo Reduzir a armadura de pilares rotacionando sua seção).

Além do alto momento solicitante nos pilares de arranque da fundação, estes pilares também estarão sujeitos a esforços cortantes significativos:

Este esforço cortante pode inviabilizar o dimensionamento dos pilares de fundação.

Conclui-se portanto que o simples lançamento de uma viga travando a sapata de divisa é uma solução possível para resolver os esforços gerados, mas que esta solução pode não ser adequada para cargas elevadas no pilar de divisa, sendo para estes casos mais adequado o lançamento de vigas de equilíbrio, conforme o artigo: Como lanço vigas de equilíbrio?.