Deslocamentos e durabilidade

Limites normativos para fissuração em serviço

A norma NBR 6118:2014 possui diversas considerações e prescrições com o objetivo de garantir durabilidade das estruturas de concreto armado. Tais considerações dizem respeito a critérios de projeto a serem adotados em função da classificação de agressividade do ambiente à estrutura, que visam proteger os elementos estruturais e garantir seu desempenho durante a vida útil de projeto.

Abertura de fissuras em serviço

Também diretamente relacionado com a questão da durabilidade, o item 13.4 da norma NBR 6118:2014 trata sobre o controle da fissuração dos elementos e proteção das armaduras.

De acordo com a norma, o controle da fissuração pode ser realizado por meio da limitação da abertura estimada de fissura ou, simplificadamente, através do cálculo da tensão de serviço e verificação de diâmetros e espaçamentos máximos. A tabela 13.4 da norma mostra exigências relativas à fissuração em função do tipo de elemento e da classe de agressividade.

O cálculo da abertura das fissuras para verificação do estado limite de fissuração é prescrito no item 17.3.3 da norma, descrito no artigo Deslocamentos limites e controle de fissuras em vigas segundo a NBR 6118 (2014). O item 17.3.3.3 indica a possibilidade de realizar controle de fissuração sem determinar a abertura das fissuras, mas controlando o diâmetro e espaçamento máximo das armaduras em função da tensão atuante. Esta simplificação está presente na tabela 17.2 da norma (abaixo). Portanto, de acordo com a norma, caso os limites da tabela 17.2 sejam atendidos, não é necessário realizar verificação da abertura de fissuras.