Deslocamentos e durabilidade

Limites para as propriedades do concreto em função da agressividade ambiental

A norma NBR 6118:2014 possui diversas considerações e prescrições com o objetivo de garantir durabilidade das estruturas de concreto armado. Tais considerações dizem respeito a critérios de projeto a serem adotados em função da classificação de agressividade do ambiente à estrutura, que visam proteger os elementos estruturais e garantir seu desempenho durante a vida útil de projeto.

Limites para relação água/cimento e fck para durabilidade

O item 7.4 da norma NBR 6118 estabelece critérios mínimos de qualidade para o fck e a relação água/cimento (A/C) do concreto utilizado em obra, levando-se em conta as condições de exposição dos elementos da estrutura de concreto às intempéries.

O item 7.4.2 indica que os parâmetros mínimos de qualidade a ser cumpridos pelo concreto devem ser determinados por ensaios comprobatórios de desempenho. Na falta de tais ensaios, a norma fornece uma tabela de referência, a tabela 7.1 (abaixo) que apresenta relações A/C máximas admissíveis e o fck mínimo exigido (classe do concreto) para o concreto em função da agressividade do ambiente e do tipo de armadura (armadura passiva – CA e armadura ativa – CP).

De acordo o item 7.4.2 da norma, portanto, valores diferentes dos apresentados na tabela 7.1 poderão ser adotados mediante ensaios específicos da durabilidade da estrutura, frente ao tipo e nível de agressividade prevista em projeto.

Cabe destacar que, em função da classe de agressividade, a norma fixa um valor mínimo de fck a ser adotado tanto para concreto armado, como para concreto protendido. Quando se trata de concreto armado, o caso menos agressivo (classe de agressividade I), exige o valor mínimo de 20MPa podendo chegar ao mínimo de 40MPa, para agressividade IV. Para concreto protendido, este limites passam a ser 25 e 40 MPa respectivamente. A classe C15 pode ser usada apenas em fundações, conforme NBR 6122, e em obras provisórias.