Hidrantes

Verificação em uma rede horizontal contendo vários hidrantes

Quando há vários hidrantes lançados em uma rede horizontal, ao efetuar a detecção dos hidrantes mais desfavoráveis, o programa apontará aqueles que apresentarem a situação mais crítica de pressão.

Uma vez definidos os hidrantes mais desfavoráveis ao efetuar a verificação dos diâmetros, somente os tubos compreendidos entre os hidrantes desfavoráveis e o ponto de captação de água serão dimensionado. O restante da rede será considerado com a vazão mínima a partir do hidrante inserido no final da ramificação. O programa efetua o procedimento indicado anteriormente, pois no cálculo de incêndio recomenda-se o dimensionamento apenas para os hidrantes em uso simultâneo.

Observação: A verificação de pressões é efetuada somente nos hidrantes indicados como mais desfavoráveis no gerenciador.

Contudo, quando há ramificações em vários setores do projeto, torna-se interessante efetuar uma simulação, considerando grupos variados de hidrantes em uso simultâneo. Ao dimensionar uma tubulação, a rede entre o ponto de captação e os hidrantes mais desfavoráveis, pode resultar em um diâmetro maior atingindo a pressão necessária nestes hidrantes. Como os tubos que abastecem os demais hidrantes permanecem com diâmetro menor, a perda de carga resultante ao alimentar o número de hidrantes simultâneos de um outro setor, que antes possuía pressão maior que o mais desfavoráveis, poderá agora não atingir a mínima necessária de acordo com a configurada.

A seguir um exemplo:

Na figura abaixo uma representação simbólica de pressões na qual se supõe uma pressão mínima de 4 m.c.a e uma vazão de 300 l/min, tendo a tubulação toda com 65 mm. A principio, os hidrantes mais desfavoráveis seriam os indicados pelo número 1 e 2.

Desta forma, ao efetuar o dimensionamento das tubulações, a vazão em uso simultâneo será direcionada aos hidrantes indicados.

Após o dimensionamento, ocorrerá uma alteração nos diâmetros dos tubos que abastecem os hidrantes 1 e 2, diminuindo a perda de carga neste circuito.

Já para o hidrante 3 e 4, como não houve a mesma modificação nos diâmetros, a alteração nas pressões não é tão relevante, fazendo com que as estes hidrantes passem a ser os mais desfavoráveis, não atingindo a pressão mínima necessária para o uso simultâneo.

Para verificar a pressão existente, nos demais hidrantes presentes no projeto, é necessário criar grupos, prevendo quais conjuntos de hidrantes poderão ser utilizados simultaneamente.

Supondo que em uma empresa, existem três alas: sul, norte e leste, se cada ala tiver 5 hidrantes e sua norma requer 3 em uso simultâneo, crie um grupo da ala sul com os três mais desfavoráveis, outro grupo da ala norte, com os três mais desfavoráveis desta ala e o mesmo para a ala leste, como apresentado na imagem a seguir.

 Para criar os grupos de hidrantes siga o procedimento indicado no artigo Verificando pressão nos demais hidrantes do projeto.