Pilares

Erro A06 - Nenhuma bitola pode ser usada para estribo

Ao realizar o detalhamento de pilares através do AltoQi Eberick, diversos critérios normativos são levados em consideração, de modo a realizar um detalhamento correto das armaduras longitudinais e transversais, levando em consideração diversos fatores que possuem influência direta no desempenho do elemento estrutural.

Limites para armadura transversal

O item 18.4.3 da norma NBR 6118:2014 impõe limites para o diâmetro e espaçamento da armadura longitudinal de pilares. Os estribos não devem ter o diâmetro menor que 5 mm nem menor que 1/4 da armadura longitudinal dos pilares. Fica a critério do usuário a definição de quais barras serão utilizadas no detalhamento dos estribos dos pilares, habilitando em Estrutura  Configurações - Projeto - Materiais e durabilidade, botão Bitolas, os diâmetros desejados. Nesta configuração existe a possibilidade de configuração de bitolas menores que 5 mm. A condição da armadura de cisalhamento ser igual ou superior a ¼ da longitudinal é verificada pelo programa automaticamente.

O item 18.4.3 define que em toda a extensão do pilar devem ser dispostos estribos com espaçamentos não maiores que:

  • 20 cm;
  • menor dimensão externa da seção da peça;
  • 24 ΦL para aço CA-25;
  • 12 ΦL para aço CA-50.

Onde ΦL é o diâmetro da barra longitudinal.

Embora a norma NBR-6118:2014 permita adotar diâmetros para os estribos menores que ΦL/4, nos casos em que as armaduras sejam constituídas do mesmo tipo de aço e o espaçamento respeite as limitações prescritas em 18.4.3, no AltoQi Eberick o diâmetro mínimo para os estribos adotado no detalhamento dos pilares será sempre superior a este valor. De acordo com o item 18.4.3 da Norma, para peças submetidas à força cortante e torção, deve-se verificar estes valores com os mínimos especificados em 18.3 para vigas.

Os limites impostos pela Norma têm o objetivo de evitar o estado limite último por flambagem das barras longitudinais comprimidas no interior do pilar e garantir a costura das emendas das barras. No AltoQi Eberick, caso não seja possível respeitar algum desses limites, será emitido o Erro A06 - Nenhuma bitola pode ser usada para estribo. Esta mensagem pode ser exibida em algumas situações distintas, conforme exposto nos itens abaixo:

Bitola menor que a permitida

Caso não haja nenhum estribo que satisfaça as condições expostas acima, o programa irá emitir o erro A06, geralmente em conjunto com o erro A03 – Bitola menor que a permitida. Desta maneira, pode-se tomar duas medidas distintas:

  • Configure estribos de bitola maior em Estrutura - Configurações - Projeto - Materiais e durabilidade. As bitolas mais grossas deverão respeitar o limite de ¼ da armadura longitudinal
  • Na janela de dimensionamento dos pilares, selecione uma bitola menor para a armadura longitudinal. Desta maneira, baixa-se também a limitação para a bitola do estribo.

Espaçamento mínimo maior que o máximo

Também no item 18.3.4, a norma NBR6118:2014 define valores máximos para o espaçamento de estribos. Assim, a depender das características do pilar dimensionado, o espaçamento máximo pode assumir valores menores que o espaçamento mínimo configurado pelo usuário. Para este caso, destacamos como soluções:

  • Verificar o espaçamento mínimo, configurado em Estrutura  Configurações - Projeto -  Dimensionamento – Pilares – Espaçamento mínimo, adotando valores menores.
  • Configurar ou selecionar bitolas longitudinais maiores para o pilar, de modo a permitir espaçamentos máximos maiores. As bitolas poderão ser habilitadas em Configurações – Materiais e durabilidade – Pilares - Bitolas e selecionadas na janela de dimensionamento dos pilares.

Armadura de fretagem

A armadura de fretagem é uma armadura transversal calculada para o pilar em casos onde este apresentar um carregamento em área reduzida. Conforme disposto no item 21.2.1 da NBR 6118:2014, "Havendo carga em área reduzida, deve ser disposta armadura para resistir a todos os esforços de tração, sempre que a possibilidade de fissuração do concreto puder comprometer a resistência do elemento estrutural.”. Em linhas gerais, isto ocorre quando há alguma mudança de seção do pilar, ou então quando este possui algum elemento apoiado parcialmente nele, como vigas em pilares de grandes dimensões, por exemplo.

O programa irá então verificar se as armaduras transversais já dimensionadas pelo pilar são suficientes para contrapor estes esforços adicionais. Caso negativo, é dimensionada uma armadura adicional para resistir aos esforços de fendilhamento.

 

Neste caso, há algumas medidas que podem ser tomadas à nível de lançamento de dimensionamento:

  • Como a armadura de fretagem estará localizada nas regiões de topo e base dos pilares, o programa permite que sejam atribuídos espaçamentos mínimos para estas regiões. Isto poderá ser feito em Estrutura - Configurações - Projeto -  Dimensionamento – Pilares – Espaçamento mínimo, para a qual poderão ser atribuídos valores menores.
  • Caso a carga localizada aplicada sobre o pilar for grande, é possível que este demande uma armadura mais robusta, que nem sempre será comportada pela seção do pilar. Esta situação normalmente ocorre quando a mudança na seção do pilar for substancial, ou então se a viga que se apoia sobre o pilar apresentar um carregamento elevado. Assim, pode-se estudar a concepção estrutural, suavizando reduções de seção e evitando carregamentos muito elevados em vigas excêntricas ao centro do pilar.
  • Caso o pilar apresente coordenadas muito diferentes entre os dois pavimentos, pode ser interessante fazer o lançamento do mesmo como duas prumadas diferentes, o que pode reduzir os efeitos de fretagem. Neste caso, recomendamos a leitura dos artigos Ajustes no lançamento de pilares com seções sobrepostas, caso as seções apresentem-se sobrepostas, ou Lançamento de vigas de equilíbrio, caso não apresentem sobreposição.