Pilares

Erro A02 - Espaçamento entre barras menor que o permitido

Ao realizar o detalhamento de pilares através do AltoQi Eberick, diversos critérios normativos são levados em consideração, de modo a realizar um detalhamento correto das armaduras longitudinais e transversais, levando em consideração diversos fatores que possuem influência direta no desempenho do elemento estrutural.

Disposição das armaduras

O item 18.4.2.2 da norma dá limites para a disposição das barras na seção transversal dos pilares. Este item prescreve que, para pilares com seções poligonais, deve existir pelo menos uma barra em cada vértice (isto determina o mínimo de 4 barras para pilares retangulares). Para pilares circulares, deve-se respeitar um mínimo de 6 barras.

As barras devem sempre ser dispostas de modo que seja respeitado um espaçamento mínimo entre barras de modo a garantir uma boa concretagem do pilar. Para tanto, o espaçamento entre as faces das armaduras longitudinais deve ser igual ou superior ao maior dos seguintes valores:

  • 2 cm;
  • diâmetro das barras;
  • 1,2 vez a dimensão máxima característica do agregado graúdo.

Caso o dimensionamento e detalhamento de um pilar resulte em um excesso de barras, será emitido o Erro A02 - Espaçamento entre barras menor que o permitido, indicando que deve-se habilitar diâmetros maiores para o detalhamento ou alterar a seção do elemento.

O espaçamento entre barras sucessivas no contorno do pilar nunca deve ser superior a 40 cm, ou a duas vezes a menor dimensão do pilar na seção considerada.