Pilares

Prescrições de detalhamento de pilares segundo a NBR 6118 - 2014

Ao realizar o detalhamento de pilares através do AltoQi Eberick, diversos critérios normativos são levados em consideração, de modo a realizar um detalhamento correto das armaduras longitudinais e transversais, levando em consideração diversos fatores que possuem influência direta no desempenho do elemento estrutural.

Procedimento geral de cálculo de pilares

Para calcular os pilares, o AltoQi Eberick inicialmente verifica uma combinação crítica dentre as combinações de ações cadastradas, e calcula para uma seção crítica do pilar os esforços solicitantes máximos, considerando diversos efeitos e excentricidades normativos. Esta determinação de esforços solicitantes está descrita em detalhes no artigo De onde é obtido o momento solicitante Msd para pilares?

Após obter os momentos solicitantes máximos, o pilar é dimensionado através do processo da linha neutra, que determina uma taxa de armadura necessária para que o pilar resista aos esforços solicitantes. Com esta taxa de armadura, o programa realiza o detalhamento do pilar, processo no qual o se realiza a disposição construtiva das barras de armadura longitudinal e transversal dos pilares, de modo a atender a diversos critérios construtivos. Os próximos artigos desta série detalham os critérios considerados pelo programa ao realizar este detalhamento.