Pavimentos

Como criar pavimentos "Subsolo" na edificação?

Ao criarmos uma nova edificação, o usuário deve informar os pavimentos que existirão no projeto, assim como suas respectivas alturas.

Visando uma correta definição da altura da edificação em um projeto o programa disponibiliza a configuração Nível Inferior (cm). Este dado permite ajustar os parâmetros da edificação em relação ao nível do pavimento inferior do projeto.

Vejamos o exemplo exibido abaixo, onde a edificação que será criada possuirá dois pavimentos subsolos.


Para criar adequadamente uma edificação para realizar este tipo de projeto:

  • Crie uma nova edificação através do menu Arquivo – Novo – Nova edificação;
  • No Passo 5 crie os pavimentos;
  • No pavimento mais inferior, informe o Nível que este pavimento se iniciará;
  • Informe o Nível do solo (somente para projetos SPDA);
Observação: Para o exemplo proposto acima, ao criamos os pavimentos da edificação podemos informar o valor do nível inferior de forma que o pavimento Térreo inicie-se no nível 0 cm.
  • Finalize a criação da edificação.


Observações:
  1. Informar um valor de nível inferior não irá alterar a forma de realizarmos o lançamento do projeto pois cada pavimento continuará possuindo um valor positivo de altura.
  2. Ao realizarmos um projeto de SPDA também é possível informar o Nível do solo (cm), que definirá o nível do terreno, utilizado no dimensionamento do projeto (por exemplo, auxiliará na determinação da altura da edificação para o método da esfera rolante).
Realizando o procedimento descrito neste artigo é possível criar os pavimentos de uma edificação informando corretamente o nível onde eles estarão alocados.