Lajes

Armaduras nos bordos livres

A depender dos critérios do projetista e de cada situação de projeto, pode ser necessário incluir armaduras complementares no detalhamento das lajes. Estes recursos possibilitam ao projetista definir seus próprios critérios de detalhamento, buscando gerar um detalhamento final completo do elemento.

Armaduras nos bordos livres

Segundo o item 20.2 da NBR6118:2014, as bordas livres e as faces das lajes maciças junto as aberturas devem ser adequadamente protegidas por armaduras transversais e longitudinais. Para cumprir com esta prescrição normativa o programa permite incluir detalhamento de armaduras ao longo dos bordos livres e aberturas de lajes.

A adoção desta armadura pode ser habilitada através do menu Estrutura - Configurações -  Projeto - Detalhamento - Lajes", acessando o botão "Arm. complementares".

Com a opção Incluir armadura no bordo habilitada, o programa irá incluir uma armadura de reforços junto aos bordos livres e aberturas da laje. Também é possível habilitar a opção Ancorar a armadura positiva em laço mantendo o detalhamento gerado pelo AltoQi Eberick de acordo com o especificado na figura 20.1 da NBR6118:2014.