Processamento

Erro no cálculo dos painéis de lajes

Durante o processamento da estrutura, o Eberick realiza uma série de verificações para garantir que o lançamento está adequado e que a estrutura se encontra consistente. Caso alguma destas verificações não for realizada com êxito, o programa impede a análise da estrutura.

Erro no cálculo dos painéis de lajes

Durante o processamento da estrutura, os painéis de laje são calculados de maneira isolada da estrutura. Da mesma maneira que na montagem do modelo estrutural, durante o cálculo das lajes, também são realizadas verificações para assegurar a integridade do modelo. Como o cálculo é realizado separadamente, pavimento a pavimento, torna-se mais fácil identificar o pavimento associado à inconsistência. 


Acessando o botão Resultados, a janela correspondente é aberta. Nela, clique em Relatórios - Mensagens de análise. Neste relatório são exibidas informações sobre a construção e análise do modelo. Perceba abaixo que durante a montagem do modelo do Pavimento A, a análise foi interrompida por conta do cálculo das lajes. Nos itens a seguir, irei abordar as situações mais triviais em relação a esta análise.


Lajes em balanço sem engaste 

A laje da figura abaixo está em balanço e sem nenhum engaste com outra adjacente. Para garantir a estabilidade estrutural da laje em balanço  é necessário que exista o  engastamento com a laje adjacente. Sem esse engastamento, ocorre  problema no cálculo do painel de lajes. Na imagem abaixo, por exemplo, a laje L1 não se encontra engastada na laje L2.


Nestes casos, o ideal é que a lajes seja engastada. Você pode verificar algumas opções de engastamento no artigo Lançamento de lajes de beiral.

Problemas de alinhamento em vigas de apoio de lajes

Há situações, geralmente ocasionadas pela utilização incorreta de ferramentas de precisão e captura, que geram problemas de alinhamentos nos nós das vigas de apoio das lajes. Em algumas situações, este desalinhamento leva o programa a erros  de precisão numérica no processamento da grelha das lajes. Entretanto, ao corrigir o alinhamento, esta situação é contornada.

Para verificar os problemas de alinhamentos, utiliza-se o comando Lançamento - Outros – Verificar Alinhamento (botão ). Para o exemplo abaixo, foi detectado o problema no alinhamento da viga de apoio V4, nos seus nós de apoio P3 e P4, conforme indicado no diálogo Problemas Detectados:


Falta de conectividade entre elementos

Existem situações em que a utilização incorreta do ponto de captura pode fazer com que os nós dos elementos não fiquem ligados corretamente, resultando em modelos estruturais com comportamento diferente do planejado. O modelo que o programa cria é de um pórtico de barras. Portanto, as vigas devem estar corretamente ligadas aos nós dos pilares para que existam vinculações entre os elementos e transferência de carregamento entre eles.

Estes problemas de conectividade normalmente poderão ser identificados por meio da ferramenta Lançamento - Barras e nós - Detectar proximidade (botão ). Já para corrigir isso, você pode utilizar a ferramenta Lançamento  - Vigas - Adicionar trecho.

Laje com apoio em vigas em balanço rotuladas:

A situação mostrada abaixo mostra uma viga em balanço com uma rótula em sua extremidade; as vigas V5 e V7 precisam estar engastadas na viga de apoio, pois estão em balanço e necessitam de uma torção de equilíbrio para manter sua estabilidade. No momento em que se rotulam estas extremidades, estas viga não estão restringidas ao giro, causando problema na  laje que se apoia (no caso abaixo, L3):


Outra situação que pode gerar problemas no processamento das lajes é a utilização de  rótulas na extremidade em balanço de vigas que servem de apoio para outras vigas. Com isto, esta viga de bordo da laje em balanço não tem restrição quanto ao giro em seu próprio eixo, gerando uma situação de inconsistência.


Discretização da laje

No processo de Analogia de grelha, as lajes são discretizadas em um modelo de grelha plana, utilizando o espaçamento das faixas definido em Estrutura - Configurações - Projeto - Análise - Painéis de Lajes, item Espaçamento das faixas, para lajes maciças. Em outros tipos de lajes, como as pré-moldadas e nervuradas, o espaçamento das faixas da grelha é definido pela distância entre nervuras.

Em lajes que possuem geometria irregular, é interessante que a discretização seja mais refinada, de modo a garantir que o modelo possui representatividade no tocante á geometria da laje. Quando esta discretização não é suficiente, o erro será emitido.


A discretização da grelha também pode ser alterada para uma única laje, por meio da sua janela de lançamento. Isto pode ser feito clicando no botão Grelha.

Laje apoiada em viga sem rigidez

Vigas sem rigidez são elementos de caráter unicamente arquitetônico e, por isso, não são inseridas no modelo estrutural. Se a estabilidade de uma laje depende da viga sem rigidez, o erro será emitido. Neste caso, basta melhorar o apoio da laje, prevendo apoios complementares, ou considerando a rigidez da viga. Para isso, recomendo o procedimento descrito no artigo Quando posso utilizar vigas sem rigidez?.


Pavimento sem rigidez suficiente

Há casos em que a hipostaticidade (poucas restrições ao deslocamento) do próprio pavimento causa erro no cálculo das lajes. Uma operação que tende a estar associada a este tipo de inconsistência é a rotulação de todos os pilares e vigas do pavimento. Tais hipostaticidades no pórtico serão acusadas já no processamento do painel de lajes quando o modelo da grelha for espacial. Isto ocorre quando no modelo existirem rampas, lajes em níveis intermediários ou elementos de escada.

Estas verificações serão abordadas no artigo Como identificar elementos hipostáticos na estrutura?.