Dimensionamento

Critérios de dimensionamento de tubos de alimentação

O programa AltoQi Builder possibilita o dimensionamento de tubos de alimentação em redes com ou sem bombas de recalque. Para cada um dos tipos de sistema a plataforma considera diferentes critérios para o dimensionamento, assim a apresentação dos mesmo foi separada em dois tópicos, sistema recalque com bombeamento e sem bombeamento.
 
Observação: A plataforma AltoQi Builder dimensiona os tubos de alimentação e a bomba de recalque de água, no entanto para esta rede não é realizada a verificação de pressões.

Sistema da rede de Alimentação sem bombeamento

Para o cálculo da vazão a ser considerada no dimensionamento do alimentador predial, considera-se o tempo de enchimento do reservatório, conforme estabelece a NBR 5626/2020: " A vazão a considerar no abastecimento do reservatório deve ser suficiente para a reposição total do volume destinado ao consumo diário de água em até 6 horas. No caso de residências unifamiliares, o tempo de reposição deve ser de até 3 horas".
Assim, a vazão a ser considerada no dimensionamento é determinada pela seguinte equação:
 Onde:
  1. Cd (m³): é o consumo diário configurado na janela de propriedades da edificação.
  2. T (h): é o tempo de reposição do reservatório configurado nas propriedades da edificação.
  3. 3,6: fator de conversão m³/h para L/s.
Com o valor fornecido pela equação acima, obtém-se o diâmetro da tubulação a ser utilizado através da fórmula a seguir:
 Onde o valor da velocidade do alimentador é configurado na aba "Configurações" -  "Hidráulico", "Alimentação". Em Alimentação predial, item "Velocidade do realimentador".
Na sequência a área da tubulação pode ser calculada através da equação:

Sistema da rede de Alimentação com bombeamento

Em sistemas de abastecimento nos quais é necessário a utilização de bombas para recalcar a água os diâmetros das tubulações de aspiração e recalque são calculados conforme NBR-5626/1982, que recomenda o emprego da Fórmula de Forschheimmer:
Onde:
  1. Q: a vazão de projeto configurada;
  2. X: número de horas de funcionamento da bomba, no período de 24 horas.
O abastecimento dos pontos de consumo da edificação também pode ser feita por ligação direta com o distribuidor público, não havendo envolvimento de tubulações de rede de alimentação, apenas rede de água fria. Este sistema pode ser considerado no programa, aplicando-se uma pressão pré-determinada na tomada d'água, em Propriedades, Geral, item " Pressão inicial (m.c.a.)".