Processamento

Erro na montagem do modelo estrutural

Durante o processamento da estrutura, o Eberick realiza uma série de verificações para garantir que o lançamento está adequado e que a estrutura se encontra consistente. Caso alguma destas verificações não for realizada com êxito, o programa impede a análise da estrutura.

Erro na montagem do modelo estrutural

Quando a análise é interrompida no momento do da montagem do modelo estrutural, há alguma inconsistência no lançamento realizado que impede que o Eberick monte o modelo. Nestes casos, a indicação Erro: modelo estrutural inválido também será exibida.


Para identificar qual o elemento associado a esta inconsistência, clique sobre o botão Resultados. Uma janela será exibida mostrando todos os erros de lançamento encontrados no projeto, como mostrado abaixo:


De modo geral, o nome do erro é autoexplicativo, fornecendo informações sobre o que deverá ser alterado no projeto, como Erro L22 - Carga posicionada sobre um espaço vazio, que indica um carregamento linear ou localizado inserido em uma região sem lajes. Em outros casos, como para o Erro L24 - O pilar PXX está com seção inconsistente, pode ser mais difícil identificar a situação associada. Assim, você pode executar um clique duplo sobre a mensagem de erro para abrir a página da ajuda a ela associada. Esta página contém informações adicionais sobre por que são emitidas estas mensagens e alternativas para resolvê-las.

Ainda sobre a tela de Erros, os itens serão apresentados por pavimento ou nível intermediário, de modo que você pode analisar diretamente o pavimento em questão. Uma vez identificados os erros, você pode abrir o pavimento em que foram identificados. No caso da imagem acima, o Tipo 2 e seu nível intermediário altura 140

Ao acessar o pavimento, para identificar com maior facilidade onde estão os lançamentos inconsistentes, você pode lançar mão do comando Lançamento - Outros - Verificar lançamento (botão ). Ao executá-lo, uma janela se abre listando cada uma das situações encontradas.


Você pode navegar pelas mensagens com os botões << e >>. Perceba ainda que no canto inferior direito é exibido o número do erro e quantos erros foram identificados no pavimento. Para enquadrar a área de CAD no elemento inconsistente, clique sobre . Além disto, você pode acessar a página da ajuda por meio do botão .

Caso ainda possua dúvidas sobre como resolver o erro, recomendo que pesquise o código do erro (L22, por exemplo) no QiSuporte, que conta com artigos e explicações mais detalhadas sobre as mensagens de erro mais frequentes. Consulte também o artigo Erro no cálculo dos painéis de lajes.