Lajes

Armadura contra fissuração

A depender dos critérios do projetista e de cada situação de projeto, pode ser necessário incluir armaduras complementares no detalhamento das lajes. Estes recursos possibilitam ao projetista definir seus próprios critérios de detalhamento, buscando gerar um detalhamento final completo do elemento.

Armadura contra fissuração

Esta armadura é utilizada para combater a fissuração em bordos de lajes simplesmente apoiadas. Sua utilização é comum para lajes com maiores vãos, onde problemas com a fissuração próximo as regiões de apoio tendem a ocorrer mais facilmente.

Segundo Fusco (1994), deve-se dispor de uma armadura construtiva sobre os apoios para resistir aos momentos solicitantes que surgem em virtude do impedimento à rotação provocado pela presença das vigas.

A NBR 6118:2014 estabelece que para bordos de lajes sem continuidades, a armadura mínima deverá ser pelo menos 67% da taxa mínima (Tabela 19.1). Esta armadura deverá ainda se estender até pelo menos 15% do menor vão da laje.

A adoção de armadura contra fissuração pode ser feita através do menu Estrutura - Configurações - Projeto - Detalhamento - Lajes, acessando o botão Arm. complementares.

Com esta opção habilitada o programa permite adotar apenas sobre os bordos externos ou sobre todas as continuidades não engastadas.

  • Bordos externos: Com esta opção habilitada serão detalhadas armaduras contra fissuração apenas sobre os bordos externos das lajes.
  • Todas as continuidades: Ao habilitar esta opção serão detalhadas armaduras contra fissuração em todas as continuidades não engastas.

A opção Diâmetro mínimo indica qual será a menor bitola a ser utilizada para dimensionamento da armadura contra fissuração. A partir desse diâmetro será detalhada a armadura com o menor dos diâmetros dentre aquelas bitolas disponíveis para as lajes.

Referências bibliográficas

FUSCO, P. B. – Técnica de armar as estruturas de concreto – Editora Pini, São Paulo, 1994