Cadastro

Configuração de entidades IFC no AltoQi Builder para interoperabilidade BIM

Para viabilizar a interoperabilidade entre projetos desenvolvidos nas soluções AltoQi e em outros softwares BIM, como ArchiCAD, Revit, Solibri e Navisworks, é utilizado o formato IFC (Industry Foundation Classes). Esse formato é responsável por descrever as informações dos modelos de edificações de forma padronizada, permitindo a correta leitura e interpretação por diferentes plataformas.

No contexto do AltoQi Builder, a definição das entidades IFC ocorre no cadastro de peças, especificamente nos grupos de peças, acessado na guia "Arquivo", comando "Cadastro". É nesse local que o usuário pode atribuir a entidade IFC, o tipo e o atributo de tipo, de acordo com a versão da especificação adotada.

Onde configurar as entidades IFC

As configurações IFC estão disponíveis no cadastro de grupos de peças do AltoQi Builder. São utilizadas no momento da exportação do modelo via comando Exportar IFC e variam conforme o grupo (conduto ou conexão) e a versão da especificação IFC escolhida (IFC 4 ou IFC 2x3).

Configuração para IFC 4

As propriedades a seguir definem os parâmetros utilizados na exportação do modelo com base na versão 4.0 da especificação IFC do buildingSMART.

  • Entidade:
    Define o tipo de elemento que será representado no modelo IFC. As opções variam conforme o grupo de peça:

    • Para grupo conduto:
      IfcPipeSegment, IfcCableCarrierSegment, IfcCableSegment, IfcFlowSegment.

    • Para grupo conexão:
      IfcAirTerminal, IfcAirTerminalBox, IfcAirToAirHeatRecovery, IfcAlarm, IfcBoiler, IfcBuildingElementProxy, IfcBurner, IfcCableCarrierFitting, IfcCableFitting, IfcChiller, IfcCoil, IfcCommunicationsAppliance, IfcCompressor, IfcCondenser, IfcController, IfcCooledBeam, IfcCoolingTower, IfcDamper, IfcDistributionControlElement, IfcDistributionFlowElement, IfcDuctFitting, IfcDuctSegment, IfcDuctSilencer, IfcElectricAppliance, IfcElectricDistributionBoard, IfcElectricFlowStorageDevice, IfcElectricTimeControl, IfcEnergyConversionDevice, IfcEngine, IfcEvaporativeCooler, IfcEvaporator, IfcFan, IfcFilter, IfcFireSuppressionTerminal, IfcFlowController, IfcFlowFitting, IfcFlowMeter, IfcFlowMovingDevice, IfcFlowStorageDevice, IfcFlowTerminal, IfcFlowTreatmentDevice, IfcHeatExchanger, IfcHumidifier, IfcInterceptor, IfcJunctionBox, IfcLamp, IfcLightFixture, IfcOutlet, IfcPipeFitting, IfcProtectiveDevice, IfcProtectiveDeviceTrippingUnit, IfcPump, IfcSanitaryTerminal, IfcSensor, IfcSolarDevice, IfcSpaceHeater, IfcStackTerminal, IfcSwitchingDevice, IfcTank, IfcTransformer, IfcTubeBundle, IfcUnitaryControlElement, IfcUnitaryEquipment, IfcValve, IfcWasteTerminal.

  • Tipo:
    Especifica uma descrição adicional da aplicação da entidade exportada. A lista de opções pode ser consultada na documentação oficial do buildingSMART:
    https://technical.buildingsmart.org

  • Atributo de tipo:
    Fornece uma descrição adicional do elemento exportado, também conforme a documentação do buildingSMART.

 

Configuração para IFC 2x3

Essa versão define parâmetros semelhantes aos do IFC 4, mas com uma lista mais restrita de entidades.

  • Entidade:

    • Para grupo conduto:
      IfcFlowSegment

    • Para grupo conexão:
      IfcBuildingElementProxy, IfcDistributionControlElement, IfcDistributionFlowElement, IfcEnergyConversionDevice, IfcFlowController, IfcFlowFitting, IfcFlowMovingDevice, IfcFlowStorageDevice, IfcFlowTerminal, IfcFlowTreatmentDevice.

  • Tipo e Atributo de tipo:
    Com a mesma função descrita na configuração para IFC 4, também devem ser consultados na documentação do buildingSMART.

Dica prática

Ao cadastrar um novo grupo de peças, recomenda-se verificar um grupo nativo do programa com características semelhantes, a fim de manter a coerência das propriedades IFC atribuídas.

Exemplo:

Nos grupos de peças padrões de conduletes, geralmente são utilizadas as seguintes configurações:

  • Entidade: IfcFlowFitting

  • Tipo: (consultar no buildingSMART)

  • Atributo de tipo: (consultar no buildingSMART)

 
Considerações finais
 A correta configuração das entidades IFC é essencial para garantir a fidelidade na exportação e interpretação dos modelos em plataformas BIM distintas. Utilize as informações da especificação IFC e os grupos nativos como referência para manter a interoperabilidade entre sistemas.