Lajes

Por que o detalhamento das lajes não apresenta armaduras negativas sobre as continuidades?

O Eberick sempre irá dimensionar armaduras negativas em lajes para cobrir regiões onde há solicitações de momentos fletores negativos. No entanto, existem basicamente duas situações  que podem causar a ausência das armaduras negativas sobre as continuidades das lajes.

Vinculações adotadas

As condições de apoio de uma laje são apresentadas pelo programa através de uma simbologia própria, definida para distinguir as vinculações impostas pelo projetista. O Eberick representa as condições de apoio através de uma linha no interior do contorno da laje, podendo estar apresentada de três formas:

  • Linha contínua: Representa uma condição de engaste entre lajes adjacentes, mantendo a continuidade entre os elementos;
  • Linha traço-ponto: Representa um apoio simples da laje sobre o elemento que recebe suas reações;
  • Linha pontilhada: Representa um bordo livre da laje, sem apoio em nenhum elemento.

Apenas com o vínculo engastado é possível assumir a continuidade entre lajes adjacentes, havendo a distribuição de momento fletores negativos no local. Desta forma, o tipo de vinculação atribuído aos elementos é essencial para o dimensionamento e detalhamento das armaduras de continuidade, pois somente existirá armadura negativa caso o bordo da laje esteja engastado.

Caso a vinculação da laje estaja atribuída como bordo livre ou apoio simples, é possível engastar o elemento seguindo os passos a seguir:

  • Acesse o menu Modelo - Lajes - Engastar (botão );
  • Selecione as barras (vigas) de encontro das lajes onde irá ocorrer o engastamento e confirme.
  • Para que o programa considera as novas vinculações no dimensionamento dos elemento será necessário reprocessar sua estrutura.

Também é possível engastar todas as lajes do pavimento em conjunto, para isso, acesse o menu Modelo - Lajes - Engastar todas (botão ).

Região de momentos positivos nos apoios

Em determinadas situações de projeto, estando com as vinculações entre lajes atribuídas corretamente como engaste, o detalhamento destes elementos não apresenta as armaduras negativas sobre as continuidade. 

Esta situação envolve uma análise do comportamento da grelha do pavimento, avaliando pontualmente os esforços solicitantes sobre as barras do modelo.

Como mostra a imagem acima, o diagrama de momentos fletores, no modelo elástico, é possível verificar que as vigas não estão servindo de apoio para as lajes, pois se percebe que ao longo de toda a continuidade das lajes existe a presença de momentos positivos.

O dimensionamento das armações negativas é efetuado com base nos momentos negativos, e por essa razão o programa não detalha as armaduras de continuidade, pois não há a presença desses momentos.

Uma possível solução seria aumentar a altura dos apoios externos enrijecendo os elementos, modificando seções das vigas, de forma que evite esse efeito de “pano” na laje, ou até mesmo diminuir a deformação através da inserção de um pilar no vão.