Vigas

Como utilizar os coeficientes de escolhas das armaduras?

O programa dispõe de uma série de configurações que permitem que o usuário adeque os detalhamentos de vigas aos critérios do projetista. A depender das configurações adotadas em cada projeto, o detalhamento emitido pode demandar um maior número barras e cortes. Para fins construtivos, é válido que os detalhamentos sejam otimizados, reduzindo a demanda de mão de obra para montagem das peças estruturais.

Como utilizar os coeficientes de escolhas das armaduras?

No AltoQi Eberick, outra configuração de grande relevância para otimizar automaticamente o detalhamento dos elementos é a definição dos coeficientes de escolha das armaduras. Quanto maior o valor do coeficiente, maior será a importância do parâmetro correspondente no processo de detalhamento dos elementos. 

Neste artigo iremos exemplificar como alterar os coeficientes para vigas. Estes coeficientes podem ser configurados através do menu Estrutura - Configurações - Projeto - Dimensionamento - Vigas, nesta janela acesse o botão Coeficientes.

Observação: Os coeficientes de escolhas de armaduras podem ser configurados para cada tipo de elemento. No menu "Configurações - Dimensionamento", na aba respectiva de cada elemento é possível configurar seus coeficientes individualmente.
 

Os coeficientes para escolha das armaduras possuem as seguintes definições:

  • Área de aço: O programa seleciona a armadura com a bitola que proporcionar a área de aço mais próxima ao valor calculado;
  • Mão de obra: O programa irá selecionar a armadura com menor número de barras, proporcionando uma menor demanda de mão de obra;
  • Diâmetro das barras: O programa seleciona a armadura com barras de menor diâmetro, proporcionando maior facilidade no dobramento.

Após configurar os coeficientes de escolha de armadura, o programa irá ponderar os valores atribuídos para cada item durante o processo de escolha das armaduras.

Esta escolha se dá apenas para a sugestão inicial de diâmetro de armadura para o detalhamento. Após alterar o diâmetro utilizado na janela de dimensionamento, será utilizado o diâmetro marcado pelo usuário, e os coeficientes não serão mais considerados.