Vigas

Como otimizar o detalhamento de vigas?

O programa dispõe de uma série de configurações que permitem que o usuário adeque os detalhamentos de vigas aos critérios dos projetistas. A depender das configurações adotadas em cada projeto, o detalhamento emitido pode demandar um maior número barras e cortes. Para fins construtivos, é válido que os detalhamentos sejam otimizados, reduzindo a demanda de mão de obra para montagem das peças estruturais.

Como otimizar as armaduras de vigas?

O vídeo abaixo exemplifica a utilização de todas as configurações disponibilizadas pelo AltoQi Eberick para otimização do detalhamento de vigas.

As configurações disponibilizadas pelo programa estão acessíveis através do menu Estrutura -Configurações - Projeto - Detalhamento - Vigas, clicando sobre o botão Otimização.

Esta janela se encontra dividida em três seções, que organizam as configurações de melhoria de acordo com seu campo de aplicação. Neste artigo iremos exemplificar as configurações disponibilizadas na seção Geral.

Espaçamento máximo para igualar barras

Este item permite definir uma diferença máxima no comprimento de duas barras para que sejam consideradas iguais no detalhamento. Esta opção pode ser útil para armaduras negativas sobrepostas, que possuam comprimento diferentes sobre os apoios.

No exemplo a seguir, verifique que a diferença do comprimento  das barras sobrepostas é de 43 cm. Informando no item Espaçamento máximo para igualar barras um valor maior que a diferença de comprimento o programa irá considerar todas as barras iguais.

 

Detalhamento com barras escalonadas

Com esta opção habilitada o programa irá cortar as barras de acordo com o diagrama de momentos fletores da viga, decalagem do diagrama e o comprimento de ancoragem das armaduras, resultando em barras com comprimentos diferentes.

Caso esta opção esteja desabilitada o programa irá igualar as armaduras ao longo do vão, sem realizar o escalonamento das barras.

 

Arredondar espaçamento entre barras

Por questões de praticidade e facilidade construtivas é possível optar por arrendondar os espaçamentos entre as barras no detalhamento. Com este item habilitado o programa irá arrendondar todos os espaçamentos para valores múltiplos de 5.

 

Indicar camadas individualmente

Ao habilitar este item, a identificação da camada na qual cada barra se encontra, será feita individualmente para armadura detalhada. Esta configuração é válida para todas as armaduras de vigas, exceto as construtivas.

Para que o AltoQi Eberick inicie a indicação a partir da primeira camada, deve-se habilitar a opção "Indicar 1ª camada". Caso contrário, a indicação será iniciada sempre na segunda camada.

O texto utilizado para indicar as camadas de armaduras pode configurado pelo usuário em "Configuração - Detalhamento - Vigas", alterando a opção "Indicação de camada".