Graute

Como inserir pontos de graute no QiAlvenaria

O graute é um dos materiais que compõem projetos em alvenaria estrutural, composto de agregados com pequena dimensão. É utilizado normalmente como preenchimento dos vazios dos blocos e, portanto, tem por finalidade aumentar a capacidade resistente da alvenaria e, quando necessário, solidarizar a armadura. 

Pontos de graute

A fim de otimizar a inserção de pontos de graute no projeto, é possível automatizar seu lançamento através das configurações do programa, ao acessar o menu “Arquivo – Configurações – Alvenaria – Preferências – Elevações”, conforme indicado abaixo.


A imagem acima destaca a possibilidade de aplicar graute automaticamente em portas e janelas, e em pontos de contrafiamento I, L, T e X. O exemplo abaixo mostra o posicionamento do graute nas regiões contrafiadas.


Para inserir pontos de graute manualmente em nós de blocos estratégicos, o programa contempla a ferramenta “Ponto de graute”. Para utilizá-la, acesse o menu “Operações – grupo Blocos – Ponto de graute”. Em seguida, selecione o nó da extremidade da parede e tecle Enter.


Ao acessar a elevação da parede, podemos observar o ponto de graute, como na imagem abaixo.


Colaborador: Alexandre Deichmann