Graute

Como inserir graute no QiAlvenaria

O graute é um dos materiais que compõem projetos em alvenaria estrutural, composto de agregados com pequena dimensão. É utilizado normalmente como preenchimento dos vazios dos blocos e, portanto, tem por finalidade aumentar a capacidade resistente da alvenaria e, quando necessário, solidarizar a armadura. 


Inserção automática

No QiAlvenaria, o graute é inserido automaticamente em elementos vazados posicionados na horizontal, como os blocos canaleta e meia canaleta, usados habitualmente em verga, contraverga e respaldo. A armadura nesses elementos pode ser configurada através do menu “Arquivo – Configurações – Alvenaria – Preferências – Armaduras”. 

Em relação ao lançamento de graute na vertical, pode ser realizado de forma tanto automática quanto manual. Nesse caso, o programa também permite que seja configurada uma armadura padrão a ser posicionada verticalmente no interior do graute, quando desejado. Para configurá-la, basta acessar o menu “Arquivo – Configurações – Alvenaria – Preferências – Armaduras”, conforme indicado a seguir:


Essa configuração não necessariamente será utilizada nas regiões verticalmente grauteadas, como pode ser visto nos próximos artigos desta série

Colaborador: Alexandre Deichmann