Cargas

Como inserir cargas concentradas

O Eberick permite o lançamento de cargas concentradas e momentos aplicados em qualquer ponto da estrutura, desde que neste ponto exista um nó.

As cargas são acrescentadas segundo três eixos, que definem a direção e o sentido de aplicação da força. O carregamento em um nó é dividido em três componentes de carga (Fx, Fy e Fz, para cada eixo) e três componentes de momento aplicado (Mx, My e Mz, em torno de cada eixo). Combinando essas diferentes parcelas em um mesmo nó, pode-se definir uma carga ou momento em qualquer direção do espaço.

Para a aplicação das cargas concentradas, o programa adota a convenção de sinais e direções explicada abaixo:

  • Eixo X (Fx): cargas horizontais em planta, definidas como positivas da esquerda para a direita; 


  • Eixo Y (Fy): cargas horizontais em planta, definidas como positivas de baixo para cima;

 

  • Eixo Z (Fz): cargas verticais (normais ao plano do pavimento), definidas como positivas de baixo para cima ("saindo" da tela do computador). 

  

  • Importante: Para o lançamento de cargas verticais "para baixo", de acordo com as convenções mostradas, deve-se lançar o valor da carga concentrada como valor negativo no eixo Z (Fz)

A orientação dos momentos obedece às regras da "mão direita", em que o momento é compreendido como lançado em torno do eixo correspondente:

  • Eixo X (Mx): momentos no plano do pavimento, definidos como positivos girando em torno do eixo X (em planta);

  

  • Eixo Y (My): momentos no plano do pavimento, definidos como positivos girando em torno do eixo Y (em planta);

 

  • Eixo Z (Mz): momentos no plano vertical, definidos como positivos girando em torno do eixo Z.

  

Lançamento de cargas concentradas

As cargas concentradas podem ser lançadas em qualquer nó da estrutura através do comando Modelo - Cargas - Concentradas (botão ). Em alguns elementos como pilares e nós, é possível realizar o mesmo lançamento através do botão Cargas..." da janela de lançamento.

O lançamento é realizado através da janela de lançamento da carga concentrada, em que pode-se selecionar qual o tipo de ação da carga e quais são os valores dos componentes:

 

Caso seja necessário criar uma nova ação para o lançamento da carga desejada, verifique o artigo Como criar um novo grupo de ações no Eberick?

Para que seja possível visualizar as cargas aplicadas no croqui, é necessário que esteja ativada a opção Cargas concentradas para pilares e vigas, na aba Estrutura - Configurações - Desenho - Entrada gráfica.

Exemplo de lançamento em pilares

A imagem abaixo ilustra a aplicação de cargas concentradas em um pilar:

 

Exemplo de lançamento em vigas

No caso de vigas, é necessário que seja inserido um nó. Por meio da ferramenta Lançamento - Barras e nós - Nó (botão ), selecione o ponto no eixo da viga sobre o qual será aplicado o carregamento. Criado este nó, acesse a ferramenta Modelo - Cargas - Concentrada e selecione o nó. O lançamento será conforme mostrado abaixo: