Cargas

Como criar um novo grupo de ações no Eberick?

Antes de efetuar a análise, dimensionamento e detalhamento dos elementos que compõem uma estrutura é necessário definir quais ações serão aplicadas sobre a estrutura. De modo geral, o Eberick já tem, pré-cadastradas, as ações mais comuns de projeto, como peso próprio e acidental, mas, em alguns casos, é necessário criar uma nova ação de projeto, de modo a personalizar as considerações do programa.

Este artigo ensina como criar um novo grupo de ações e a influência que cada uma das configurações tem nas considerações do programa

Grupos de ações

Para realizar a análise de estruturas, o Eberick verifica o comportamento da edificação para cada uma das ações de projeto. Isto significa que a estrutura é resolvida para cargas de peso próprio, de água, de solo, etc, sendo que os resultados são então combinados de forma a se identificar  qual a situação mais crítica de cálculo para cada elemento.

Para visualizar quais ações são consideradas por default no Eberick, acesse a aba Estrutura - Configurações - Projeto - Ações. Perceba que o programa divide as ações em grupos, chamados grupos de ações. Os grupos permitem que o usuário defina como essas ações interagirão entre si. Para adicionar um novo grupo:

  • Acesse o comando + - Adicionar grupo;
  • Defina um nome para este grupo;
  • Defina o tipo de grupo de ações.


O programa permite que você considere quatro tipos de grupos de ações, que deverão ser designados de acordo com o efeito que se deseja representar:
  • Não simultâneas: neste caso, o programa irá gerar as combinações considerando que as ações presentes no grupo de cargas não ocorrerão simultaneamente. Um bom exemplo deste tipo de grupo de ações é o Vento, uma vez que não atuará em mais de uma direção ao mesmo tempo. Tomando um grupo com ações A e B, teremos combinações considerando a ação A, a ação B, e combinações que não consideram nenhuma das ações do grupo. Neste caso, não haverá combinações que considerem o efeito conjunto das ações A+B.

  • Permanentes simultâneas: são ações permanentes que sempre ocorrerão simultaneamente. Temos como exemplo as cargas de peso próprio, que deverão ser consideradas na estrutura em todos os momentos. Por serem ações permanentes, não haverá combinações que desconsiderem a sua ação, sendo que todas as combinações do projeto considerarão o efeito conjunto das ações A+B

  • Acidentais simultâneas: são ações que podem ou não ser consideradas no cálculo, mas que serão consideradas juntas. Este tipo de grupo é interessante para casos onde as ações serão aplicadas simultaneamente, mas possuam coeficientes de ponderação diferentes. Adotando este grupo, as cargas serão aplicadas em conjunto, mas respeitando os coeficientes de cada ação. Desta maneira, o programa irá gerar combinações que não levam em consideração este grupo de ações e combinações que geram o efeito conjunto das ações A+B

  • Acidentais simultâneas ou não: o programa irá considerar casos de combinação onde as ações agem juntas (A+B), isoladamente (A, B), e casos onde nenhuma ação do grupo é considerada. Esta situação é comum em reservatórios com duas câmaras, que deverão ser dimensionados cheios (A+B), vazios, com apenas uma das câmaras cheia (A), e com apenas a outra câmara cheia (B).

Caso não haja necessidade de considerar essas interações, também é possível se valer do comando Adicionar ação isolada, que adiciona uma ação independente de qualquer grupo. Havendo criado o grupo, você deve definir quais as ações a ele pertencentes. Este procedimento é explicado em detalhe no artigo Como criar novas ações no Eberick?.