Pontos de telecomunicação

Como alterar o conector utilizado?

Durante a etapa inicial e avaliação de um projeto de rede de comunicação, se faz necessário, previamente, definir qual será o tipo de conector utilizado. A escolha correta do conector é importante pois são os conectores que determinam, por exemplo, o tipo de condutor que será utilizado no projeto.

Por default, ao lançarmos um ponto de telecomunicação no projeto é utilizado o Tipo de conector 110IDC-4P (1), portanto, ao acessarmos as propriedades de um circuito somente será possível selecionar este tipo de conector (2).


Se o projetista desejar utilizar outro tipo de conector em seu projeto (RJ45, SC, etc.) será necessário primeiramente alterar o cadastro do Tipo de ponto.


Alterando o cadastro do Tipo de ponto

Para alterar o conector utilizado no tipo de ponto "Ponto de telecomunicação":

  • Acesse o menu Arquivo – Cadastro;
  • No diálogo Cadastro selecione a aba Tipos de pontos;
  • Selecione Cabeamento - Ponto de telecomunicações;
  • Selecione o Tipo de conector desejado;
  • Clique em OK.


Observação: Esta é uma configuração de sistema, ou seja, é válida simultaneamente para todos os projetos. Caso seja alterada, todos os projetos que forem abertos serão afetados.

Após realizar esta modificação os pontos poderão ser lançados no projeto e o conector desejado poderá ser selecionado nas propriedades do circuito.

Observação: Recomendamos que o tipo de conector desejado seja selecionado antes do lançamento dos pontos.



Realizando a alteração no cadastro do Tipo de ponto e nas propriedades do circuito o projetista pode selecionar qual conector deseja utilizar no seu projeto.