Lajes

Largura do apoio em lajes com desnível

O item 9.2.4.2 estabelece comprimentos mínimos de armadura que são destinados a ancorá-las nas peças estruturais. Isto é importante pois garante que a barra não apresentará deslocamento relativo em relação ao concreto, de modo que poderá resistir aos esforços nela aplicados. Em muitos casos, devido à concepção adotada e a limitações do projeto arquitetônico, não é possível garantir esta largura de ancoragem. Neste caso, o programa irá emitir a mensagem Erro A11 - Largura do apoio insuficiente.

Largura do apoio em lajes com desnível

Quando a opção Permitir ancoragem na laje adjacente, no menu Estrutura - Configurações  - Projeto – Dimensionamento - Lajes estiver habilitada, o programa fará a ancoragem da armadura na laje oposta à viga que fica entre as duas. Ao fazer isso, a barra da armadura é estendida para a laje adjacente, de modo que a ancoragem possa ser realizada em outra laje, disponibilizando um comprimento de ancoragem maior que anteriormente.

Quando se faz isso, há duas coisas que devem ser verificadas. A primeira delas é que a laje adjacente deve possuir dimensões suficientemente grandes para que seja possível posicionar a ancoragem da armadura na região. Caso ela possua um tamanho reduzido, ainda não será possível ancorar as barras, de modo que o  Erro A11 continuará sendo exibido.

Outra situação que pode influenciar neste aspecto do detalhamento é a diferença de elevação e espessura entre as lajes adjacentes. Como as barras serão posicionadas na laje adjacente, caso estas possuam elevações diferentes, as barras seriam detalhadas no vazio, de modo que a ancoragem não seria realizada. A imagem abaixo ilustra esta situação:

Neste caso, é necessário que as lajes sejam coincidentes, de modo a garantir uma região de concreto para a ancoragem dessas barras.