Cargas

Lançamento de carregamento sobre consolo

Em alguns casos, pode ser necessário aplicar carregamentos sobre consolos de pilares pré-moldados. Para realizar o lançamento da carga pontual proveniente da treliça da cobertura sobre o consolo do pilar, por exemplo, pode-se utilizar um recurso do programa chamado Barra rígida para realizar a ligação entre o nó do pilar e o ponto de aplicação da carga no consolo. No final deste artigo, também é disponibilizado um lançamento de exemplo para referência.

Definindo o consolo no pilar pré-moldado

Geralmente, os consolos nos pilares pré-moldados são definidos automaticamente nas faces dos pilares ao realizar o lançamento de uma viga pré-moldada. Neste caso, como não serão lançados elementos pré-moldados, o consolo deverá ser habilitado manualmente pelo usuário. Assim:

  • Acesse o pavimento que será lançado o carregamento da cobertura metálica;
  • Abra a janela de propriedade do pilar pré-moldado efetuando um duplo clique sobre o pilar;
  • Selecione na representação do pilar, a face do pilar em que será definido o consolo para apoiar a treliça da cobertura;

Lançamento da barra rígida

Após definir o consolo para o apoio da treliça, deve-se realizar o lançamento de uma barra rígida entre o centro do pilar e o ponto de aplicação da carga no consolo. Pois será essa barra que irá transmitir os esforços para o elemento. Para lançar a barra rígida, acesse a aba Lançamento - Barras e nós - Barra rígida (botão ). Selecione o primeiro ponto no nó do pilar e o segundo ponto no local de aplicação da carga sobre o consolo. O lançamento deve ser similar ao mostrado abaixo:


Lançamento da carga concentrada

Para o lançamento da carga concentrada sobre o nó definido no consolo do pilar, pode-se utilizar o comando Modelo - Cargas – Concentrada (botão ).  Na janela de cargas concentradas, defina os valores do carregamento, clique em Ok e selecione o nó definido sobre o consolo para aplicar o carregamento.


As cargas concentradas lançadas sobre o consolo e ligadas com barra rígida ao pilar serão utilizadas tanto para o dimensionamento do consolo como para o pilar, considerando o ponto de aplicação da carga no consolo e a excentricidade desta aplicação para o pilar. 


Processamento

Durante o processamento de estruturas com este tipo de lançamento, a janela abaixo será exibida. Esta janela tem como objetivo alertar o usuário de possíveis lançamentos inadequados e irá exibir o Aviso L12 - Barra rígida fora da seção do pilar para o lançamento que realizamos. 

Neste caso, clique em Sim no primeiro processamento para verificar se apenas o Aviso L12 é emitido. Caso positivo, basta reprocessar a estrutura e selecionar Não nessa janela. Assim, o Eberick irá ignorar o aviso e prosseguir com a análise. Caso haja mais avisos listados, cada um deverá ser estudado separadamente.