Erros de dimensionamento

Status - Não foi possível definir a capacidade de interrupção por curto-circuito da proteção do circuito

Este erro está relacionado ao dispositivo de proteção do quadro ou circuito. Conforme a norma NBR 5410:2004, todo circuito deve ser protegido por dispositivos que interrompam a corrente neste circuito quando pelo menos um de seus condutores for percorrido por uma corrente de curto-circuito.

Sendo assim, esta mensagem – Não foi possível definir a capacidade de interrupção por curto-circuito da proteção do circuito – é emitida caso não seja possível determinar uma peça de proteção compatível com a corrente de curto-circuito presumida ou não seja possível definir uma seção que atenda a coordenação de energia entre o dispositivo de proteção e a fiação do circuito.



Observação: Para maiores informações sobre o dimensionamento da proteção contra curto-circuito, recomendamos a leitura do artigo Como é dimensionado o dispositivo de proteção contra corrente de curto-circuito?

Conforme critérios normativos, o valor da corrente de curto-circuito da peça de proteção deve possuir valor igual ou maior que o valor da corrente de curto-circuito presumida no ponto considerado.

Desta forma, ao processar o projeto e habilitar a opção Dimensionar circuitos, é realizada uma verificação no grupo de peças selecionado para o circuito em questão, a fim de definir uma peça que atenda à este critério.

Após calcular a corrente de curto-circuito no ponto presumido e determinar a peça de proteção que será utilizada, é necessário verificar se a seção do condutor principal do circuito suportará a energia que a proteção permite passar por um determinado período de tempo. Caso não seja possível definir uma seção que atenda a coordenação de energia entre o dispositivo de proteção e a fiação do circuito, é utilizada a maior seção disponível da Família de condutores selecionado. 

As causas mais comuns que geram esta mensagem são:

  1. Não ter lançado o Alimentador predial;
  2. A peça de proteção estar fixada com uma capacidade de interrupção de corrente curto-circuito (Icc) menor do que a corrente presumida no circuito (Ik);
  3. Não existir no grupo selecionado para o dispositivo de proteção uma peça com capacidade de interrupção de corrente curto-circuito (Icc) maior do que a corrente presumida no circuito (Ik);
  4. Não existir na família da fiação selecionada uma seção que suporte a coordenação de energia.

A seguir serão apresentados 3 exemplos onde esta mensagem é exibida.

1. Projeto sem Alimentador predial

Como descrito no artigo Como é dimensionado o dispositivo de proteção contra corrente de curto-circuito?, uma das variáveis utilizadas para calcular a corrente de curto-circuito presumida é a Corrente de curto-circuito presumida na fonte geradora  e esta variável somente pode ser calculada através das informações preenchidas no lançamento da Entrada de serviço.


Portanto, se o alimentador predial não foi lançado em seu projeto recomendamos lançá-lo seguindo os procedimentos descritos no artigo Lançando o alimentador predial - entrada de serviço no projeto elétrico.

Após lançar a entrada de serviço, defina a hierarquia dos quadros seguindo os procedimentos descritos no artigo Definindo a hierarquia dos quadros do projeto elétrico.



2. Peça do disjuntor fixada manualmente

Para exemplificar, analisaremos as informações do QD2, mostradas abaixo:


Podemos observar que a corrente de curto-circuito presumida é de 3,4 kA e a capacidade de curto-circuito do quadro está fixada em uma peça com corrente de curto-circuito de 3 kA.

Com esta peça fixada, o critério de que a corrente de curto-circuito do quadro deve ser igual ou superior à corrente de curto circuito presumida não é atendido. Por isso, deve-se selecionar uma peça que possua 3,4 kA ou mais de capacidade de corrente de curto-circuito.

Observação: O artigo Como alterar a peça de disjuntor definida pelo programa? mostra como alterar uma peça para o disjuntor

Esta modificação pode ser feita manualmente ou solicitando que o programa calcule a peça automaticamente.

3. Grupo do disjuntor sem a peça necessária

Para exemplificar, analisaremos as informações do QD5, mostradas abaixo:


Podemos observar que a corrente de curto-circuito presumida é de 15 kA e a corrente de projeto é de 29,09 A. Neste caso o programa procura por um disjuntor que suporte mais de 30 A de corrente de sobrecarga e mais de 15 kA de corrente de curto-circuito. Porém, no grupo "Disjuntor bipolar termomagnético - DIN" a maior peça disponível é de 10 kA:


Sendo assim, torna-se necessário alterar o grupo para um que contenha peças com no mínimo 15 kA de capacidade de corrente de curto-circuito.

Para realizar essa alteração, proceda da seguinte forma:

  • Acesse a guia Operações, grupo Exibir, comando Gerenciador;

  • Na janela Gerenciador, expanda o pavimento que se encontra o circuito que apresenta a mensagem Não foi possível definir a capacidade de interrupção por curto-circuito da proteção do circuito;
  • Clique com o botão direito do mouse no circuito em questão e selecione Propriedades;

  • No diálogo Propriedades, em Proteção, altere o Grupo utilizado para um que possua peças com capacidade de curto-circuito maior ou igual à necessária;

  • Se necessário, altere o Grupo utilizado em Disjuntor de Manutenção;
  • Após a modificação, clique em OK;
  • Acesse a guia Operações, grupo Dimensionamento e utilize o comando Processar;

  • No diálogo Processar, habilite a opção Dimensionar circuitos, para verificar se o grupo escolhido para a proteção atende o dimensionamento realizado pelo programa;



Caso em nenhum grupo cadastrado no programa exista a peça necessária, pode-se cadastrar uma peça que atenda as necessidades do circuito. 

Observação: Para cadastrar um novo disjuntor, recomendamos a leitura do artigo Exemplo: Cadastrando um dispositivo de proteção - Disjuntor

Após essa alteração o disjuntor é dimensionado corretamente.  



Neste artigo, apresentamos um dos possíveis erros que podem ocorrer no dimensionamento do projeto. Apresentamos também possibilidades para solucionar essa situação. Cabe agora ao usuário identificar qual medida se aplica ao seu projeto.