Pontos em geral

Conexão lançada com as informações de entrada diferentes do cadastro

Uma das informações do cadastro das peças são as Entradas. Quando uma peça é lançada, o programa realiza uma verificação de suas entradas. Caso o número de entradas, o diâmetro ou o ângulo do lançamento divergirem das informações cadastradas a mensagem de Indicação - Possível uso de peça inadequada por geometria no projeto elétrico será exibida:


Observação: No cadastro das conexões no módulo Elétrico/Cabeamento são consideradas as Entradas: diâmetro e ângulo.

Para exemplificar, demonstraremos duas situações:
  1. Seção diferente da cadastrada;
  2. Ângulo diferente do cadastrado.

Abaixo elas serão demonstradas. 

1. Seção diferente da cadastrada

Tomemos como exemplo uma eletrocalha de 50x25 mm que realiza uma derivação em T no seu trecho:


Para essa derivação deve ser utilizada um T com as mesmas dimensões da eletrocalha: 50x25 mm. Caso for utilizado um T com seções diferentes, como por exemplo um T 50x50 mm, será exibida a mensagem: 


Neste caso, deve-se adequar a seção da conexão utilizada com a da eletrocalha:


2. Ângulo diferente do cadastrado

Tomemos como exemplo um eletroduto metálico rígido leve de 3/4" que realiza uma curva de 90° em seu trecho. Para realizar essa curva deve-se utilizar uma conexão que comporte as entradas para os condutos. Contudo, se equivocadamente o usuário inserir uma conexão que não se adeque a situação o programa exibirá o alerta:


Como podemos verificar na imagem acima, existem dois trechos de eletrodutos, um a  e outro a 270° (ou um a 0° e outro a 90°) . A conexão utilizada na imagem acima possui três entradas, como mostrado na imagem abaixo: 


Todavia, apenas duas entradas são necessárias para estes trechos de condutos. 

Para corrigir as situações descritas nos exemplos 1 e 2, deve-se alterar a conexão para uma que possua as entradas de acordo com a situação de projeto ou cadastrar uma nova conexão com as entradas desejadas.

Observação Para alterar a conexão já lançada, recomendamos realizar os procedimentos descritos no artigo Como alterar a peça utilizada em um ponto depois de ser lançada?  Para cadastrar uma nova conexão para um eletroduto/eletrocalha, recomendamos realizar os procedimentos descritos no artigo Exemplo: Cadastrando uma conexão para eletrocalha


Realizando este procedimento a peça utilizada estará adequada as informações de número de entradas, diâmetro e ângulo e a mensagem possível uso de peça inadequada por geometria   não será mais exibida.