Dimensionamento

Dimensionamento do projeto de SPDA através do método Eletrogeométrico

Durante a realização de um projeto de SPDA, é necessário lançar os elementos que formarão o subsistema de captação, o subsistema de descida e o subsistema de aterramento.

O subsistema de captação é a parte do SPDA externo que utiliza elementos metálicos que são projetados e posicionados para interceptar as descargas atmosféricas. A posição do subsistema de captação é considerada adequada se a estrutura a ser protegida, representada pelas áreas de exposição definidas nos croquis dos pavimentos, estiver situada totalmente dentro do volume de proteção provido pelo subsistema de captação.

Os métodos a serem utilizados no dimensionamento da rede SPDA são apresentados nos artigos:

  • Dimensionamento do projeto de SPDA através do método Franklin;
  •  Dimensionamento do projeto de SPDA através do método Eletrogeométrico;
  • Dimensionamento do projeto de SPDA através do método das malhas (Gaiola de Faraday).

Observação: Ao processar o projeto de SPDA, o dimensionamento para os elementos constituintes do sistema de captação serão verificados para os 3 métodos simultaneamente. Caso o volume da edificação esteja protegido por um dos métodos, considera-se o sistema protegido, mesmo que não atendido pelos demais. Se desejar verificar a proteção por apenas um método recomendamos a leitura do artigo Como verificar a proteção por um método específico?

Método Eletrogeométrico (esfera rolante)

O método de proteção eletrogeométrico consiste em fazer rodar uma esfera fictícia, com raio determinado pela norma, em todos os sentidos e direções sobre o topo e fachadas da edificação. O objetivo é fazer com que os captores lançados impeçam que a esfera toque a edificação.

Observação:  Nos locais onde essas esferas tocam a edificação, o "raio" (descarga atmosférica) também toca, então esses locais tem que ser protegidos, pois se o raio cair nesse local e não houver uma proteção, certamente haverá dados materiais e/ou pessoais.

As normas  NBR 5419:2015  e  NBR 5419:2005  estabelecem os raios das esferas de acordo com o nível de proteção utilizado.


Verificando a proteção

No módulo SPDA, o método eletrogeométrico consiste em verificar as esferas (com raio definidos pelo Nível de proteção) agindo nas áreas de exposição inseridas nos pavimentos, posicionando-as em conjuntos de captores de três formas:

  • Conjuntos de captores três a três: parte-se do pressuposto que, para definir uma esfera para avaliação com as áreas de exposição são necessários 3 pontos, ou seja, 3 captores (desde que não sejam coincidentes e não colineares, que não atravessem o nível do solo, e que não haja nenhum outro captor contido dentro da mesma).
  • Conjuntos de captores e solo: esferas que tocam 2 captores e o solo (desde que não sejam coincidentes, e se algum dos captores envolvidos estiver acima do centro da esfera, a fim de impedir o contato lateral com a edificação, e que não tenha nenhum outro captor contido dentro da mesma).
  • Captor isolado: esferas que tocam 1 captor isolado e o solo.

No programa, para o método eletrogeométrico considera-se:

  • o nível de proteção (para obtenção do raio da esfera);
  • a altura global do captor;
  • a altura global da área de exposição.
Observação: A altura global dos elementos consiste na soma das alturas dos pavimentos abaixo do pavimento que os elementos foram lançados, mais a altura de lançamento dos elementos no pavimento corrente.

Com as três verificações realizadas, as áreas contidas entre os captores verificados e abaixo ou mesmo nível (altura) desses, serão consideradas protegidas. 

Neste artigo foram apresentados os parâmetros utilizados na verificação de proteção de um projeto de SPDA utilizando o método Eletrogeométrico (esfera rolante).