Impressão/Exportação

Como apresentar outros tamanhos de folha na janela de impressão de arquivos do AltoQi Builder?

É comum durante o processo de impressão de croquis, pranchas ou relatórios junto ao programa AltoQi Builder, perceber que não são apresentadas todas as opções de tamanho de papel desejadas, ou mesmo algum tamanho específico de folha como A0, A1, A2, e etc.

Esta situação é observada em situações de impressão configurada como  Salvar como PDF  e, ao acessar a aba  Página  junto ao grupo  Papel , as opções de tamanho de folha ficam limitadas, como ilustrado na imagem a seguir, em que não são apresentados os tamanhos A0, A1 e A2.

Este cenário está ocorrendo pois as opções listadas se referem às mesmas existentes na impressora padrão do computador. Para usufruir de outros tamanhos de papel, é necessário personalizar uma folha ou instalar uma impressora genérica que disponha das configurações desejadas e configura-la como padrão. Apresentaremos abaixo as duas possibilidades.

Personalizando uma folha

A personalização da folha pode ser feita de forma automática ou manual, conforme procedimentos abaixo:

  • Com o comando Imprimir executado, acesse a aba Página, conforme imagem abaixo;
  • No grupo Margens, defina o espaçamento das margens em cada lado da folha conforme desejado;
  • Para personalização automática, habilite o campo Determinar automaticamente o tamanho da folha, o programa apresentará o tamanho de uma folha qualquer com base no tamanho da área de desenho a ser plotada acrescido dos espaçamentos das margens. Os campos do tamanho da folha ficarão habilitados para edição se for necessário. 

  • Para a personalização manual, mantenha o campo Determinar automaticamente o tamanho da folha desabilitado e na escolha de papel, selecione a opção Personalizado. Os campos relacionados ao Tamanho da Folha serão habilitados para edição, conforme sua necessidade. 


Observação: Caso a mensagem "O desenho excedeu as margens definidas" apareça, significa que a folha personalizada é menor que a área de desenho a ser plotada. Assim, pode-se adotar as dimensões de uma folha maior ou até mesmo alterar os espaçamentos das margens.

Adicionando uma nova impressora

Antes de prosseguir com a impressão, em sua máquina, efetue o seguinte procedimento:

  • Junto ao teclado, pressione as teclas <Windows> + <Tecla R>;
  • Na janela Executar que será apresentada na sequência, digite control printers;

  • Em seguida, selecione a opção "Adicionar um impressora ou scanner" ou "Adicionar uma impressora", como representado na figura abaixo;

  • Perceba que na janela apresentada, será preciso selecionar uma impressora para adicionar ao PC. Adicione uma impressora do sistema Windows que tenha, disponíveis, os tamanhos desejados. Se sentir dificuldade, o Suporte da Microsoft dispõe de artigo específico: Instalação de impressora Microsoft.
Observação: Outra opção é instalar uma impressora PDF que contemple tais opções de tamanho como PDF Creator e PDF Architect.

Após adicionar esta impressora, para defini-la como padrão efetue o seguinte procedimento:



Finalizados estes passos, proceda com a abertura da plataforma AltoQi Builder novamente e retorne ao comando  Imprimir .


Com este procedimento, os tamanhos de folha apresentados junto à janela Impressão estarão associados à impressora padrão recém configurada em sua máquina.