Pilares

Aviso 10 - Pilar com número de barras menor do que no lance acima

Em alguns casos, é possível que o lance superior de um pilar apresente uma bitola, ou número de barras, maior do que no lance abaixo. 

Aviso 10 - Pilar com número de barras menor do que no lance acima

De mogo geral, o esforço preponderante em pilares é axial, de modo que os pilares tendem a ser dimensionados para atendê-los. Isto significa que lances localizados na parte inferior da estrutura devem apresentar armaduras mais robustas que os lances localizados na parte superior, uma vez que a carga axial aumenta de cima para baixo na estrutura. Desta maneira, há certo estranhamento quando lances superiores do pilar apresentam armaduras mais robustas, uma vez que, aparentemente estão submetidos a esforços menores.

Todavia, é importante destacar que os pilares também são dimensionados de acordo com os momentos sobre eles atuantes. Pilares em pavimentos diferentes, com distribuição de vigas diferenciando-se entre um pavimento e outro, absorvem valores diferentes de momento fletor. Um pilar que, em um pavimento, constitui um apoio intermediário de uma viga, indica momento fletor diferente em outro pavimento, se apresentar como um apoio extremo de viga. Desta forma, quando comparamos dois lances subsequentes, pode haver uma redução do esforço axial, mas aumento dos momentos atuantes. Isto pode acarretar, ou não, uma maior armadura, dependendo da diferença entre os esforços.

Uma situação comum é ter pilares do último pavimento que apresentam momento fletor significativamente maior que aqueles do penúltimo pavimento. Este comportamento é perfeitamente normal, pois se tem uma distribuição de rigidez totalmente diferente. A título de exemplo, podemos utilizar a expressão simplificada abaixo para compreender o comportamento dos momentos:

Pode-se observar que o momento de continuidade entre os elementos depende da rigidez do pilar superior e inferior, além da rigidez da viga. No caso do último pavimento, o termo da equação referente ao pavimento superior (rsup) é zero. Supondo, como exemplo, que fossem iguais os valores rinf, rsup e rviga, teria-se um momento de 33% do momento de engastamento perfeito no penúltimo pavimento e 50% no último pavimento.

Isto significa que, em pavimentos superiores, há uma tendência de que as cargas axiais do pilar sejam menores, enquanto que os momentos agindo sobre ele sejam maiores. Este caso de dimensionamento é explicado em detalhe no próximo artigo da série, Pilares superdimensionados.