Fundações

Erro D42 - Sapata com altura maior que a permitida

Para correto posicionamento e dimensionamento das sapatas, o Eberick realiza algumas verificações geométricas da altura resultante da sapata, emitindo o Erro D42 - Sapata com altura maior que permitida caso alguma das verificações não obtenha sucesso. Basicamente, a altura resultante da sapata após o dimensionamento é comparada com três valores limite:

  • Profundidade da sapata
  • Altura da barra
  • Configuração "profundidade do solo".

 

Profundidade da sapata

Ao lançar uma sapata no Eberick, você deve definir uma profundidade df para ela, que é definida como sendo a cota de assentamento deste elemento. Já durante o dimensionamento da sapata, o programa determina as suas dimensões, em especial a altura h. Quando a altura da sapata excede a sua profundidade, o programa emite o Erro D42 - Sapata com altura maior que a permitida.

Como é possível ver na imagem acima, caso o valor de for maior que a profundidade da sapata, ela não poderá ser posicionada adequadamente na região, de modo que o programa solicita que sejam redefinidas as características geométricas da sapata. Assim, para alterar a profundidade da sapata:

  • Acesse o pavimento de fundações do projeto
  • Execute um clique duplo sobre a fundação 
  • Altere o valor de profundidade para que seja compatível com a altura da sapata

 

Altura da barra

Caso Altura da barra esteja selecionado como Fixo, é necessário alterá-la também. Conforme destacado pelo artigo Altura da barra, o valor adotado para sapatas pode ser o mesmo da profundidade, como mostrado abaixo. Alternativamente, é possível selecionar a opção Auto, que define este valor automaticamente.

Alternativamente, ainda é possível alterar a concepção da estrutura para que a sapata seja menos solicitada. Isso faz com que as suas dimensões sejam reduzidas e, consequentemente, sua altura.

 

Configuração "profundidade do solo"

Nos casos de sapatas lançadas com geometria fixa (Como lançar sapatas com geometria fixa), a profundidade do solo não é informada no lançamento da sapata, mas sim informada na janela de configurações de dimensionamento das sapatas (guia "Estrutura", grupo "Configurações", comando "Projeto - Dimensionamento" (botão ). Caso a altura da sapata seja maior que esta configuração, então também será gerado o Erro D42.