Avaliação de risco

Como determinar o Nível de proteção em um projeto para a NBR5419/2015?

De acordo com a norma NBR5419:2015 descargas atmosféricas para a terra podem ser perigosas para as estruturas e para as linhas de energia e sinal.

Os perigos para uma estrutura podem resultar em:

  • danos à estrutura e ao conteúdo;
  • falhas aos sistemas eletroeletrônicos associados;
  • ferimentos a seres vivos dentro ou perto da estrutura.
Observação: Para reduzir as perdas devido às descargas atmosféricas, podem ser necessárias medidas de proteção. Quando estas são necessárias, e em qual medida, deve ser determinado pela análise de risco.

O risco, R, é um valor relativo a uma provável perda anual média. Para cada tipo de perda que pode aparecer na estrutura, o risco resultante deve ser analisado.

Os riscos a serem avaliados em uma estrutura são:

  • R1: risco de perda de vida humana (incluindo ferimentos permanentes);
  • R2: risco de perda de serviço ao público;
  • R3: risco de perda de patrimônio cultural;
  • R4: risco de perda de valor econômico.

Ao se iniciar o projeto de SPDA, é necessário realizar a avaliação de risco.

Inicialmente, de acordo com a norma, é recomendado que ela seja realizada informando que não existe um projeto de SPDA, ou outras formas de proteção, para se observar o valor mais crítico do projeto.



Os valores calculados informarão a  necessidade de proteção , ou não, de acordo com cada risco.


Seleção das medidas de proteção

No memorial mostrado acima vemos que a proteção é necessária devido os riscos 1 e 2. De acordo com a tabela (imagem acima), as contribuições principais aos valores de risco são dadas por:

  • Componente Rb (descargas atmosféricas na estrutura) no risco R1;
  • Componente Rv (descargas atmosféricas na linha) no risco R1;
  • Componente Rz (descargas atmosféricas perto da linha) no risco R2;

Neste caso o usuário deverá decidir quais medidas serão tomadas para reduzir os riscos a valores toleráveis.

Observação:  Em alguns casos podem existir mais de uma opção possível e caberá ao usuário decidir qual será adotada por fatores técnicos e econômicos.

Observação: A avaliação de risco considera várias medidas de proteção como: SPDA, DPS, Aterramento, Prevenção de incêndio, etc.

A Tabela 3 da NBR5419-2/2015 mostra quais fatores influenciam em cada componente do risco.


Observação: Para verificar o que cada informação da avaliação de risco representa na norma recomendamos acessar o artigo Parâmetros da Avaliação de Risco.

Seleção do nível de proteção

Se o usuário decidir que a solução a ser adotada será um projeto de SPDA, é necessário verificar qual nível de proteção será adequado.

Para este caso será necessário:

  • Configurar o projeto no nível de proteção desejado, por exemplo “Nível IV” (nível mais baixo de proteção);
  • Realizar novamente a avaliação de risco alterando as configurações relacionadas ao projeto de SPDA (verificar quais configurações no link disponível acima).

Se ao alterar as configurações o valor do risco for inferior ao tolerável pela norma, e o programa informar que não é mais necessário um projeto de SPDA, significa que o nível de proteção selecionado é suficiente.

Se o valor do risco continuar superior ao tolerável pela norma e o programa continuar informando que é necessário um projeto de SPDA será necessário informar outro nível de proteção, por exemplo, "Nível III" e repetir a avaliação de risco para verificar.

Para alterar o nível de proteção configurado recomendamos a leitura do artigo Como alterar o nível de proteção após o projeto iniciado?

Observação:  Lembramos que alterar o nível de proteção não é a única opção para que o valor do risco seja tolerável. Por exemplo, um projeto pode possuir um risco tolerável tendo como única proteção um projeto de SPDA Nível II ou tendo como proteção um projeto de SPDA Nível IV combinado com um projeto de proteção de incêndio.

Realize este procedimento  até obter um nível de proteção adequado  ao projeto.


Observação: Cabe ressaltar que após realizar cada avaliação de risco, caso deseje salvar os resultados, deve-se abrir o Memorial de cálculo e salvá-lo, pois a cada nova avaliação é gerado um novo relatório que substitui o já existente. Para verificar estes procedimentos recomendamos a leitura do artigo Como gerar o Memorial de cálculo do projeto de SPDA?

Realizando os procedimentos descritos neste artigo o usuário verifica a necessidade de realização de projetos de proteção, e se constatar ser necessário, verifica quais proteções e qual nível de SPDA serão necessários.