Hidrantes

Verificando pressão nos demais hidrantes do projeto

A plataforma AltoQi Builder possibilita a verificação das pressões e vazões de acordo com o grupo no qual os hidrantes estão inseridos. Ao processar o projeto após o lançamento é criado automaticamente um grupo com os hidrantes mais desfavoráveis, enquanto que para verificar as planilhas de outros hidrantes é necessário criar um novo grupo para adicioná-lo.

Veja a seguir como proceder para criar um novo grupo e incluir os hidrantes desejados:

  • Acesse o "Gerenciador", através da aba "Operações";

  • Com o botão direito do mouse, clique na opção "Hidrantes mais desfavoráveis" e selecione a opção "Adicionar grupo";

  • Defina o novo nome para o grupo, por exemplo “Demais hidrantes

Acesse o pavimento em que está o hidrante que deseja verificar a pressão e abra um detalhe isométrico o envolvendo.

  • Com o botão direito do mouse, clique sobre o texto “Demais hidrantes” e na opção "Adicionar hidrante";

  • Clique agora na ponta do tubo em que o hidrante desejado está inserido;

  • O programa irá adicionar o hidrante selecionado ao grupo "Demais hidrantes";

Observação: Recomenda-se incluir em cada novo grupo a mesma quantidade de hidrantes presente no grupo " Hidrantes mais desfavoráveis".

Após inserir os hidrantes no gerenciador, pode-se obter o valor da pressão da mesma forma que é efetuado para os hidrantes mais desfavoráveis.

Observação: Para redes horizontais recomendamos também a leitura do artigo Verificação em uma rede horizontal contendo vários hidrantes.

Este novo hidrante inserido no gerenciador, também pode ser dimensionado utilizando a bomba hidráulica. Para que este dimensionamento seja realizado acesse a janela da bomba hidráulica conforme explicado no artigo Como definir a bomba hidráulica?, altere a opção “Aplicação” tal como pode ser verificado na figura a seguir.



Observação: Para que o novo grupo de hidrantes seja apresentado no dimensionamento da bomba, deve-se processar o projeto através do comando " Processar" na Guia " Operações".