Vigas

Como lançar uma viga invertida

Para realizar o lançamento de uma viga invertida, basta adequar a elevação da viga para que a face inferior desse elemento fique alinhada com a face inferior da laje. Logo, o valor que deve ser atribuído a elevação da viga é a diferença entre a altura da viga "hv" e a espessura da laje "hl".
Na imagem abaixo, as lajes foram definidas com 10cm de espessura e a viga possui altura de 40cm. 
Para alinhar as faces inferiores dos elementos, basta elevar a viga utilizando 30cm como valor da elevação. Para isso, executa-se um duplo clique sobre a viga e insere-se o valor 30cm, que representa os 40cm da altura da viga subtraídos os 10cm da espessura da laje. 
Para lajes maciças, como do exemplo acima, é possível utilizar a opção "Obter elevação para viga invertida". Assim, a altura da elevação será calculada e fornecida automaticamente pelo software, alinhando-se a face inferior da viga à face inferior da laje adjacente de menor elevação.

Esse comando pode ser utilizado para qualquer tipo de laje, mas é necessário destacar que lajes com elementos pré-moldados geralmente devem apoiar suas vigotas na viga. Nessa situação, é necessário estar atento para garantir que, mesmo com a elevação, a vigota tenha apoio e ancoragem na viga invertida. 

Após ajustar as vigas, em muitos casos pode ser necessário adequar o pilar a nova elevação. Para isso, basta executar um duplo clique sobre o pilar em questão e informar o mesmo valor de elevação inserido na viga.