Vigas

Quando devo utilizar barras?

Além de vigas, o AltoQi Eberick também permite o lançamento de outros elementos lineares que possuem propriedades similares a vigas. Todavia, estes elementos são utilizados em momentos diferentes do lançamento, de modo que é importante que sejam utilizados corretamente, de modo a assegurar um modelo estrutural adequado para o seu projeto.

Barras

Além de vigas, o AltoQi Eberick também permite que o usuário utilize barras em seu modelo. Estes elementos podem ser inseridos por meio do menu Lançamento - Barras e nós - Barra (botão ). As barras são utilizadas para modelar contornos de laje, nas posições nas quais não existem vigas (bordos livres). No croqui, são representadas por uma linha única, como mostrado na figura abaixo:

Carregamentos sobre barras

Este elemento, por não possuir função estrutural, não irá transmitir reações para os elementos a que está conectado. De todo modo, é possível inserir uma carga de parede sobre a barra, de modo a considerar cargas de beiral. Neste caso, o carregamento será aplicado diretamente sobre a laje adjacente à barra, de modo que será a própria laje que absorverá os esforços. Neste caso, é importante que a barra seja lançado junto a alguma laje. Do contrário, os esforços não serão absorvidos por nenhum elemento. O lançamento de cargas em barras pode ser feito com um duplo clique sobre a barra em questão, ou então por meio do menu Modelo - Cargas - Linear (botão ).

 

Largura da barra

Como a barra é um elemento sem dimensões definidas, como as vigas, o detalhamento das lajes será feito, por default, até o seu eixo. Em alguns casos, contudo, pode ser interessante deslocar este detalhamento, de modo a facilitar o processo de lançamento. Nestes casos, é interessante lançar mão do recurso de largura da barra. A largura pode ser definida no momento da inserção da barra, ou então posteriormente, com um duplo clique sobre ela.

A largura da barra é equivalente à base de uma viga, de modo que, ao conferir uma largura para a barra, é criada uma seção fictícia de base correspondente à largura, de modo que os detalhamentos de lajes serão representados até a face desta seção, e não até o eixo da barra. No caso da imagem abaixo, foi atribuída uma largura de 20cm à barra, de modo que esta foi fixada pelo seu centro (10cm para cada lado da barra). Da mesma maneira que as vigas, também é possível fixar a seção da barra por uma das faces (20cm para a esquerda ou direita do eixo da barra), o que deve ser feito no momento do lançamento da barra.

No caso do exemplo abaixo, foi atribuída uma largura de 20cm para as barras laterais da laje. Perceba que o detalhamento da laje é deslocado para que fique restrito pela face da barra, e não pelo seu eixo.