Cargas

Relação carga por área não usual para edifícios

O item Relação, no grupo de Cargas Verticais apresenta a relação entre a soma total das cargas permanentes e acidentais nas fundações e a soma das áreas das lajes da edificação (lajes convencionais, lajes de fundação e lajes de reservatório). Esta relação é um indicador sobre a correta introdução dos dados de carregamento no modelo da estrutura. Em projetos usuais de edifícios residenciais e comerciais este valor encontra-se geralmente no entorno de 1000 kgf/m². Para outros tipos de edificações os valores dependerão dos carregamentos utilizados.


Dessa forma, quando o valor da relação for inferior a 900 kgf/m² ou superior a 1300 kgf/m², será emitido o aviso exibido na figura acima, advertindo o usuário sobre possíveis problemas de lançamento. O intervalo definido pelo programa para que a relação de carga por área seja considerada usual (entre 900 e 1300 kgf/m²) não corresponde a um valor estabelecido pelas normas vigentes, tratando-se apenas de uma convenção obtida através de práticas usuais de projeto.

A existência do aviso não indica necessariamente um equívoco no lançamento das cargas, mas somente um alerta para que este lançamento seja reavaliado pelo usuário. No caso específico deste projeto, apenas uma laje foi lançada, de modo que a área do projeto é reduzida. Como foram lançadas todas as cargas de parede, a relação de carga por área apresenta um valor bem elevado, cerca de 7000kgf/m². Como verificou-se que todas as cargas foram lançadas corretamente, o aviso pode ser desconsiderado.

Colaborador: Micheli Maria Mohr