Fundações

Reduzir cargas horizontais alterando a fundação

Com a análise das estruturas de edifícios através de modelos em pórticos espaciais, passou-se a observar e dar maior importância a existência das forças horizontais nas fundações. Nos modelos simplificados de cálculo, nos quais os elementos são analisados de maneira isolada, esses esforços geralmente são desprezados ou não aparecem como um resultado da análise.

Reduzindo cargas horizontais por meio das fundações

Além das medidas informadas anteriormente, pode-se ainda adotar algumas medidas no que diz respeito às configurações da fundação. 

  • Aumentar a profundidade da fundação: Aumentando a altura dos pilares de fundação, ocorre uma redução na rigidez da barra que representa o pilar da fundação, uma vez que a rigidez é inversamente proporcional ao comprimento dos elementos. Isto pode ser feito alterando os valores de ha df para blocos e sapatas, respectivamente. Sendo assim, eles absorvem menos esforços, gerando componentes horizontais menores, conforme mostra a figura. Observe que o valor do binário de forças gerado pelo momento “M” do modelo II é metade do modelo I (F"=F'/2), visto que o comprimento do pilar é duas vezes maior.
  • Vínculos: Utilizando vínculos com impedimento parcial, através de modelos com molas elásticas ou inelásticas. Esses vínculos procuram simular com maior realismo o comportamento das fundações já que na estrutura verdadeira é pouco provável que haja um impedimento total aos deslocamentos e rotações. Cabe destacar, contudo, que deve ser averiguado pelo usuário qual será o comportamento do solo em relação a estes esforços, de modo a garantir que o modelo de estudo ocorra na prática.