Vigas

Vigas com variação de seção no vão

A existência de desníveis na edificação ou mesmo limitações geométricas muitas vezes exigem soluções alternativas como a alteração da seção em pequenos trechos da viga. Para isso, além de permitir a variação da seção da altura de uma viga entre dois apoios, o AltoQi Eberick conta com o módulo “Viga com variação de seção no vão”, o qual acrescenta a possibilidade de calcular vigas com alturas diferentes no mesmo vão.

Variação da seção de uma viga que passa por um apoio

A plataforma básica do AltoQi Eberick permite o lançamento de vigas contínuas com variação de seção quando essa viga passa por um apoio. Como é possível visualizar na imagem abaixo, ao passar por um pilar, a viga V1 varia sua seção de 15x50 cm para 20x30 cm:

É importante destacar que nem sempre um pilar comporta-se como apoio para a viga. Caso a reação no apoio seja negativa, a viga está sustentando o pilar, pois este atua como um tirante ou é um pilar que nasce sobre a viga.

Para alterar a seção da viga acima, basta clicar duas vezes sobre o trecho que se deseja alterar a seção, desabilitar a opção “Seção constante na viga” e alterar suas dimensões e o tipo da seção.


Variação da seção de uma viga no meio de um vão

O módulo “Vigas com variação de seção no vão” permite ao usuário variar a altura ao longo do vão de uma viga, possibilitando atender a necessidades específicas de projeto. Porém, para alterar a altura da seção de uma viga no meio do vão, é necessário criar um nó no ponto a partir do qual a altura irá variar. Assim, é necessário acessar o comando Lançamento - Barras e nós - Nó (botão ) e selecionar um ponto do eixo da viga:

 A partir deste ponto, basta alterar a seção do trecho como informado anteriormente. É válido lembrar que em um mesmo vão, apenas a altura pode ser alterada, sendo que a largura da viga deve ser constante em um mesmo vão.
A imagem abaixo apresenta alguns exemplos de como é possível alterar a altura das vigas com o módulo de variação da seção no vão:

O detalhamento da viga do 3° Nível pode ser visualizada na imagem abaixo:

O detalhamento da viga do 2° Nível pode ser visualizada na imagem abaixo:

O detalhamento da viga do 1° Nível pode ser visualizada na imagem abaixo: