Lajes pré-moldadas são unidirecionais. Isto significa que a laje irá transferir esforços apenas na direção das suas vigotas, sem transmissão transversal. Desta maneira, deve-se assegurar que a laje esteja corretamente apoiada. De modo contrário, é possível que alguma das suas vigotas não apresente rigidez suficiente, invalidando o modelo de análise utilizado pelo programa. Neste caso, será emitido o Erro D27 - Laje pré-moldada apoiada em bordo livre. Abaixo mostramos alguns casos onde isto pode ocorrer.
Vigotas transversais a um bordo livre
No caso do lançamento abaixo, a laje se apresenta apoiada em três vigas, mas um de seus bordos não apresenta apoio. A laje está corretamente apoiada sobre três bordos, de modo que a estrutura pode ser analisada normalmente. Todavia, como podemos perceber, as vigotas desta laje estão apoiadas na viga V1, em uma das extremidades, e em um bordo livre, na outra.
Neste caso, pode ser interessante alterar a orientação das vigotas de modo que se apoiem sobre as vigas V2 e V3. Desta maneira, as vigotas estarão apoiadas em ambas as extremidades, validando o dimensionamento:
Laje em beiral
No caso de lajes de beiral, muitas vezes não é possível lançar uma viga de apoio na extremidade livre, ou mesmo alterar a orientação das nervuras. Uma outra opção nestes casos, seria engastar as lajes utilizando o comando Modelo - Lajes - Engastar/Engastar laje em viga. Assim, ao invés da vigota estar simplesmente apoiada sobre a viga, estará engastada, como mostrado na figura abaixo:
Lajes com formato em L
No caso de beirais de casas, a laje pode contornar a edificação de modo a apresentar um formato de L. Isso faz com que uma parte da laje esteja apoiada corretamente, mas outra não. Nestes casos, pode ser interessante dividir a laje em duas para que as vigotas estejam sempre transversais às vigas de contorno
Comentários
1 comentário
Esse artigo me ajudou muito e consegui resolver um problema semelhante à este.
Por favor, entre para comentar.