Pilares

Como obter os momentos devido à fluência nos pilares?

Ao realizar o dimensionamento de pilares através do AltoQi Eberick, diversos critérios normativos são considerados para compensar possíveis imperfeições geométricas, efeitos de segunda ordem e excentricidades devido à fluência do concreto.

Momentos devidos à fluência

Uma das parcelas utilizadas para obter-se o momento solicitante para o dimensionamento de pilares no AltoQI Eberick é o momento complementar, devido à fluência do concreto. Esta parcela de momento será considerada apenas quando a seção crítica do pilar for o centro do lance, e sua consideração é obrigatória para pilares com λ > 90. Para calcular o momento devido à fluência, primeiramente, calcula-se a excentricidade complementar através da equação prescrita no item 15.8.4 da norma NBR 6118:2014:

 onde,

o valor da carga de flambagem de Euler, Ne, é obtido através da equação

 

 onde,

Desta forma, conhecendo-se o valor da excentricidade ecc, obtém-se o valor de momento devido à consideração da fluência do concreto através da multiplicação da excentricidade pela carga normal de cálculo Nd:

 

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6118: Projeto de estruturas de concreto - Procedimento. Rio de Janeiro, 2014.