Reservatórios

Exemplo: Lançamento de piscinas - Piscina com prainha

A inserção de piscinas pode ser simulada com os recursos de reservatórios enterrados. 

Lançamento de piscina com prainha

No presente artigo, será demonstrado o procedimento completo de como realizar o lançamento de uma piscina com variação do nível do fundo, formando uma prainha. 

 

Para que você possa acompanhar o processo de lançamento dos reservatórios, estará disponível em cada etapa um arquivo exemplo com o lançamento na fase atual do artigo.

Identificação dos níveis e criação dos pavimentos

Ao observarmos a arquitetura da piscina presente o arquivo Etapa 1 - Arquitetura, é possível identificar 3 níveis diferentes:

  • Nível 0 cm: Bordo da piscina 
  • Nível -35 cm: Prainha
  • Nível -160 cm: Fundo

Assim, o nível superior e o inferior são inseridos como pavimentos, enquanto os níveis que encontram-se entre eles são inseridos como níveis intermediários do pavimento de topo. Logo, o arquivo de projeto é definido da seguinte maneira:

Após criar os pavimentos, inserimos o nível intermediário que definirá a laje da prainha. Vale reforçar que a altura do nível intermediário relaciona-se com o nível inferior. Assim, com altura de 125 cm, o nível do pavimento estará em -35 cm. 

 

Inserção das paredes 

O procedimento para inserção das paredes é realizar o lançamento de todas as paredes que farão parte do reservatório no pavimento de topo, mesmo que essas paredes não estejam contidas nesse nível. Após o lançamento de todo reservatório, será realizada a remoção das paredes nos níveis onde elas não são comportadas. 

Assim, abre-se o croqui do pavimento "Bordo" e inicia-se a inserção de todas as paredes do projeto, mesmo que essas paredes não estejam contidas no pavimento em que estamos lançando. Para isso, utiliza-se o comando "Lançamento - Paredes e reservatórios - Parede de reservatório (botão )":

Define-se o reservatório em "1" e a carga de empuxo do solo em "2", conforme a imagem acima. Ao clicar em Ok, é possível realizar a inserção das  paredes no croqui do pavimento de topo. 

É possível identificar na imagem acima que as paredes estão com o sentido invertido, uma vez que as setas apontam para dentro do reservatório e indicam a direção da força de empuxo do solo. Assim, inverte-se a orientação das paredes por meio do comando "Lançamento - Paredes e reservatórios - Inverter orientação (botão )".

Nesse momento, basta realizar a cópia das paredes para os demais pavimentos por meio do comando "Lançamento - Paredes e reservatórios - Copiar para outros pavimentos". É necessário marcar o pavimento de topo - "Bordo" neste exemplo - para que a parede seja copiada para o nível intermediário.

Após a copia das paredes para os demais pavimentos da edificação, o lançamento da piscina estará similar ao do arquivo Etapa 2 - Paredes.

Inserção das lajes

Para inserir as lajes do reservatório, é necessário verificar em quais níveis elas devem ser lançadas. Em acordo com a arquitetura, existe uma laje no nível -35 cm da prainha, correspondente ao Croqui (Altura 125); e no pavimento Fundo.

  • Nível -35 cm: Prainha (Croqui, altura 125 cm)
  • Nível -160 cm: Fundo (Pavimento 

No croqui do nível intermediário 125, é realizada a inserção da laje por meio do comando "Lançamento - Paredes e reservatórios - Laje de reservatório (botão )". 

Deve-se marcar o mesmo reservatório no qual foram lançadas as paredes, no item '1' da imagem acima. Note que no item '2', a carga extra devido a altura de água sobre a laje já está configurada, pois depende da altura da água acima do nível -35 cm. No caso de piscinas apoiadas diferentemente sobre o solo, é necessário marcar o item  Laje apoiada no solo, em "3".

Após clicar em Ok, é realizada a inserção da laje. Como se trata de um nível intermediário, é necessário executar o comando "Modelo - Lajes - Engastar todas (botão )", pois o engastamento automático não é realizado em níveis intermediários.

No croqui do pavimento Fundo, é realizada a inserção da laje por meio do comando "Lançamento - Paredes e reservatórios - Laje de reservatório (botão )". 

Note que a carga extra referente ao nível da água foi adotada automaticamente, pois é determinada pela lâmina da água atribuída a câmara do reservatório  RES1.

Ao final da inserção das lajes, o lançamento estará similar ao do arquivo Etapa 3 - Lajes, demonstrado na imagem abaixo:

Remoção das paredes 

Para finalizar o lançamento, basta realizar a remoção das paredes no níveis onde essas não são necessárias. Na imagem acima, é possível visualizar a necessidade da remoção da parede entre a piscina e a prainha em "1" e a parede abaixo da prainha em "2". 

No croqui do pavimento Fundo, as paredes que não serão utilizadas são removidas, conforme apresentado na imagem abaixo:

No croqui do pavimento Bordo, as paredes que dividem a prainha e a piscina são removidas, conforme apresentado na imagem abaixo:

Após a remoção das paredes, o lançamento do reservatório está finalizado, e deve estar similar ao do projeto da Etapa 4 - Lançamento final, como demonstrado na imagem abaixo:

Download:

Etapa 1 - Arquitetura.prj

Etapa 2 - Paredes.prj

Etapa 3 - Lajes.prj

Etapa 4 - Lançamento final.prj