Escadas

Erro L19 - Impossível definir um plano

Em algumas situações de lançamento de escadas é possível que o programa apresente a mensagem de que não foi possível lançar o lance de escada devido às barras inferior e superior não estarem alinhadas. Esta situação pode ocorrer devido a simples descuidos no lançamento da estrutura, os quais visualmente podem ser difíceis de serem identificados. Neste caso, pode-se partir para a solução utilizando os próprios comandos de alinhamento disponíveis no programa evitando a necessidade de relançamento ou então exclusão do lançamento realizado.

Neste artigo serão apresentadas duas situações: um modelo de lançamento onde a escada é ortogonal aos eixos X e Y cartesianos, com as barras superior e inferior desalinhadas e um segundo modelo com uma escada não ortogonal aos eixos cartesianos, assim pode-se demonstrar uma maneira alternativa para problemas de alinhamento em ângulos quaisquer. Cabe destacar que neste artigo, o deslocamento das barras foi exagerado para facilitar a visualização do elemento desalinhado. Podem ocorrer casos onde existam pequenos valores de desalinhamento da barra, que dificilmente são identificados visualmente, mas que podem resultar nesta mensagem.

Escadas ortogonais

No modelo abaixo, perceba que a barra do pavimento inferior do lance encontra-se desalinhada em relação à viga V6, que constitui a barra superior do lance:


Para corrigir o lançamento deve-se proceder da seguinte maneira:

  • Acessar o comando Lançamento - Outros - Alinhar elementos na horizontal (botão ). Neste caso foi selecionado na horizontal, pois para as barras em questão a situação final de lançamento é na horizontal;
  • Selecionar as barras desalinhadas e pressionar Enter;
  • Informar o ponto de referência para o alinhamento.


Repare que o trecho anterior ao ponto de referência está alinhado na direção horizontal. Desta forma, ao escolhê-lo tem-se o alinhamento desejado para as barras selecionadas.

Escadas não ortogonais

Nesta segunda situação, a escada está lançada com um ângulo diferente do ortogonal aos eixos cartesianos. Nestes casos pode ocorrer que o lançamento das barras novamente não seja realizado de forma que estas fiquem perfeitamente paralelas, assim o programa irá apresentar a mensagem ao se proceder com o lançamento do lance de escadas ou rampas.


Neste caso, como as barras não são ortogonais aos eixos cartesianos, não é possível utilizar os comandos de alinhamento na vertical ou horizontal diretamente. Primeiramente deve-se utilizar a ferramenta Definir ângulo base, informando ao programa um novo ângulo referência para os comandos de alinhamento.

Para corrigir o lançamento deve-se proceder da seguinte maneira:

  • Acessar o comando Lançamento - Outros - Definir ângulo base (botão )
  • Escolher uma barra de referência. Com o comando ativo, basta clicar sobre a viga V6, que o programa automaticamente irá definir o ângulo da viga como ângulo de referência para realizar os próximos comandos de alinhamento;
  • Voltar para o pavimento onde está localizada a barra desalinhada e acessar novamente o menu Lançamento - Outros - Alinhar elementos na horizontal. Selecionar a barra do patamar e teclar Enter;
  • O programa irá solicitar um ponto de referência, selecione o ponto conforme apresentado na imagem abaixo. Este ponto serve para definir a referência de ângulo base. 

 

Colaborador: Paulo Ricardo Cassias Pereira